31.5 C
Brasília
14 nov 2025 18:03

Conferência internacional sobre água e clima reúne especialistas de 40 países em Brasília

Capital federal sedia 6ª Conferência Internacional da Rede Global de Museus da Água, onde deve reunir especialistas de mais de quarenta países. Papel das instituições culturais na adaptação às mudanças climáticas e na construção de futuros hídricos resilientes é tema central dos debates

A 6ª Conferência Internacional da Rede Global de Museus da Água deve ser realizada em Brasília, entre 4 e 7 de novembro, no Espaço Cultural da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). O evento, organizado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), em colaboração com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Caesb e a Rede Global de Museus da Água, tem como tema central a Adaptação às Mudanças Climáticas.

Debate global

Sob o tema Adapting to Climate Change: The Role of Museums in Promoting New Water Uses for Resilient Futures, o encontro visa discutir o papel dos museus e das instituições culturais. A discussão se concentra na promoção de novos usos da água e na edificação de futuros mais resilientes em relação à crise climática.

A conferência, que integra o Programa Hidrológico Internacional (IHP) da Unesco, chega ao Brasil em um momento estratégico, antecedendo a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em Belém, no estado do Pará. O evento propõe a integração de ações nos campos cultural, educacional e científico como resposta global à crise climática.

Os participantes abordarão, especificamente, temas como governança participativa da água, educação ambiental, sustentabilidade, patrimônio hídrico, tecnologias hídricas ancestrais e a resiliência comunitária. Estarão reunidos pesquisadores e representantes de instituições de mais de quarenta países, incluindo Portugal, Índia e Holanda.

Memorial Internacional

A abertura oficial do evento está programada para o dia 5 de novembro, com a programação incluindo sessões plenárias, mesas-redondas, exposições de pôsteres e diversas atividades culturais. Um dos pontos de destaque na agenda será a apresentação do projeto do Memorial Internacional da Água (Mina).

O projeto do Mina, concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer, encontra-se em fase de implantação sob a coordenação da Adasa. O memorial, que será construído em Brasília, foi idealizado para ser um espaço educativo e simbólico que valoriza a água como patrimônio da humanidade. Além disso, a proposta é que ele sirva de referência internacional para a rede de museus da água das Nações Unidas.

Os diretores da Adasa, Rogério Rosso, Félix Palazzo e Apolinário Rebêlo, serão os responsáveis pela apresentação do projeto em uma sessão especial. O presidente da conferência, Eddy Moors, também participará da exposição.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Destaques

Não se irrite: Governo mantém críticas a quarta versão do substitutivo de Derrite ao PL Antifacção

Por Kleber Karpov O Secretário Nacional de Assuntos Legislativos do...

Maioria da primeira turma do STF torna Eduardo Bolsonaro réu por coação

Por Kleber Karpov A maioria dos ministros da Primeira Turma...

Venda de medicamentos em supermercados: conveniência não pode se sobrepor à responsabilidade sanitária

Por Roberta Carvalho Carlini* A discussão sobre a venda de...

Ciclo de formação deve fortalecer rede de proteção no combate a abuso e exploração sexual online 

Por Kleber Karpov O 1º Ciclo de Formação de Letramento...

IGESDF recebe 38 novos computadores para impulsionar a telemedicina no SUS 

Por Kleber Karpov Milhares de pacientes do Sistema Único de...