Saúde na Escola leva vacinação e cultura de paz ao CEF 5 de Taguatinga

Ação da parceria entre Saúde e Educação inclui saúde bucal, palestras e atualização vacinal para 469 estudantes

Por Kleber Karpov

O Centro de Ensino Fundamental (CEF) 5 de Taguatinga foi palco, nesta sexta-feira (17/Abr), de uma ação do Programa Saúde na Escola (PSE) que beneficiou 469 alunos do 6º ao 9º ano. A iniciativa, fruto de uma parceria entre as redes públicas de Saúde e Educação, ofereceu verificação da situação vacinal, orientações de saúde bucal e atividades focadas na prevenção da violência e na promoção da saúde mental.

Criado em 2007, o Programa Saúde na Escola tem como objetivo integrar as políticas de saúde e educação para ampliar o acesso dos estudantes da educação básica a serviços de prevenção e cuidado. A mobilização de 2026, iniciada em março, prioriza a atualização vacinal, a promoção da cultura de paz e o debate sobre saúde mental.

A execução do programa ocorre de forma territorializada. Conforme explicou a enfermeira Layara Lisboa, coordenadora da equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) 5 de Taguatinga Sul, cada unidade de saúde pactua as ações com as escolas de sua área de abrangência. “A unidade de saúde, de acordo com o seu território, assume aquela escola. A gente leva um serviço para a escola para trazer essa comunidade mais perto do serviço de saúde”, detalhou.

Cronograma organizado para não afetar a rotina

Para não interferir na rotina pedagógica, a direção do CEF 5 organizou um cronograma detalhado em conjunto com a UBS. Segundo a diretora Iraildes Alves, a programação foi desenhada para preservar os horários de aulas e os intervalos, garantindo a participação dos estudantes sem prejuízos.

“A gente organiza um cronograma de forma que não atrapalhe nem os horários das aulas nem o intervalo”, afirmou a Iraildes Alves ao observar que. “Esse trabalho é cooperativo. A gente faz a nossa parte, também orienta os pais”, complementou.

Além das temáticas prioritárias, a ação no CEF 5 abordou a saúde bucal, com a distribuição de kits de escovação e orientações sobre higiene. Outros temas, como alimentação saudável e prática de atividade física, também são trabalhados pelo programa ao longo do ano letivo.

Perspectiva dos estudantes

A oportunidade de se vacinar no ambiente escolar foi vista como uma facilidade pelas famílias. Ilana Ximendes, de 14 anos, relatou que foi a primeira vez que recebeu uma vacina na escola e destacou a praticidade. “Acaba facilitando bastante, porque minha mãe não precisa levar a gente para o posto”, comentou.

A aluna também valorizou o espaço de diálogo proporcionado pelas palestras. “Eles tiram tempo para conversar com os alunos, e isso ajuda a gente a entender melhor”, disse Ilana.

Dafne Mendes, também com 14 anos, ressaltou o impacto positivo das conversas sobre convivência e bullying no ambiente escolar. Para ela, as orientações recebidas contribuem para uma reflexão sobre o comportamento dos colegas. “Essas palestras ajudam a abrir a cabeça”, concluiu a estudante.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do PubliqueAI, plataforma para produção de textos jornalísticos com uso de Inteligência Artificial.

PSol e Rede reivindicam vaga de vice de Leandro Grass e de suplente ao Senado

Por Kleber Karpov A Federação PSol-Rede no Distrito Federal realizará...

SUS oferece consulta gratuita no Hran para uma viagem mais segura

Por Kleber Karpov O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece...

Meningite: Distrito Federal não apresenta surto da doença

Por Kleber Karpov A Vigilância Epidemiológica do Distrito Federal informou...

Especialista explica sobre a importância da saúde mental nos cargos de liderança

Por Kleber Karpov A psicóloga empresarial Simone Arruda aponta a...

Azia frequente exige atenção para evitar complicações

Por Kleber Karpov A azia, sensação de queimação que atinge...

Novo edital da PNAB gera expectativa entre produtores culturais do Distrito Federal

Por Kleber Karpov A Secretaria de Cultura e Economia Criativa...

A tecnologia e a escola atual: inovação com propósito pedagógico

Leonardo Chucrute* A escola atual não pode mais ignorar o...

Destaques

PSol e Rede reivindicam vaga de vice de Leandro Grass e de suplente ao Senado

Por Kleber Karpov A Federação PSol-Rede no Distrito Federal realizará...

SUS oferece consulta gratuita no Hran para uma viagem mais segura

Por Kleber Karpov O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece...

Meningite: Distrito Federal não apresenta surto da doença

Por Kleber Karpov A Vigilância Epidemiológica do Distrito Federal informou...

Capital Moto Week deve atrair mais de 150 mil turistas ao DF em julho

Por Kleber Karpov Entre os dias 23 de julho e...

Especialista explica sobre a importância da saúde mental nos cargos de liderança

Por Kleber Karpov A psicóloga empresarial Simone Arruda aponta a...