Trote Solidário: Universitários promovem campanha nacional de doação de sangue

Ação em parceria com a ONG Hemocione busca elevar estoques em todo o país até 30 de setembro

Por Kleber Karpov

Estudantes universitários de todo o país participam, até 30/Set, da campanha “Ação Solidária 2025.2” para incentivar a doação de sangue e fortalecer os estoques dos hemocentros. A iniciativa é uma parceria do Instituto Yduqs e suas instituições de ensino, como Estácio e Ibmec, com a ONG Hemocione, e promove a cidadania como forma de trote solidário para novos alunos, em um esforço para reverter os baixos índices de doação no Brasil.

Cidadania no trote

Em Brasília, alunos do Ibmec integram a mobilização por meio do Trote Solidário da instituição, que substitui práticas tradicionais por ações de impacto social. Para o diretor acadêmico do Ibmec Brasília, Ricardo Caichiolo, a atividade marca o início da jornada universitária com um gesto de empatia. “Com a doação de sangue ao Hemocentro, os alunos poderão ajudar a salvar vidas; é um gesto simples, rápido e seguro, mas de enorme impacto”, destaca.

Desafio nacional

Apesar de um leve incremento de 1,9% nas doações entre 2023 e 2024, o Brasil ainda enfrenta desafios para manter os estoques de sangue em níveis seguros. Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas cerca de 1,6% da população doou sangue em 2023, índice que, embora dentro da faixa mínima recomendada pela Organização Mundial da Saúde (1% a 3%), está aquém do ideal de 3% a 5%. A situação é agravada em períodos sazonais, como férias e feriados, quando a demanda aumenta e as doações caem.

O estado do Paraná surge como uma referência, com aproximadamente 2,4% de sua população doando regularmente, um percentual superior à média nacional. Em 2024, o Hemepar, que atende 95,6% dos leitos do SUS no estado, coletou mais de 200 mil bolsas de sangue.

Quem pode doar sangue

O Ministério da Saúde estabelece critérios básicos para garantir a segurança do doador e do receptor. O processo completo dura entre 90 e 120 minutos.

  • Idade: Entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização).
  • Peso: Mínimo de 50 kg.
  • Saúde: Estar em boas condições e apresentar documento oficial com foto.
  • Cuidados: Ter dormido ao menos 6 horas e não estar em jejum, evitando apenas alimentos gordurosos 3 horas antes.
  • Intervalo: Homens podem doar a cada 60 dias (até 4 vezes/ano); mulheres, a cada 90 dias (até 3 vezes/ano).

Incentivos no DF

No Distrito Federal, leis buscam valorizar o doador regular. A Lei Distrital 13.964/2002 concede 50% de desconto em eventos culturais, enquanto a Lei 19.293/2017 garante isenção da taxa de inscrição em concursos públicos locais. Para acessar os benefícios, o doador deve apresentar o certificado de doação, enviado por e-mail pelo hemocentro.

Serviço: “Ação Solidária 2025.2 – Hemocentro”

Data: até 30 de setembro
Onde doar:  Fundação Hemocentro de Brasília
Contato: (61) 3327-4447
Endereço: BL 3 – SMHN conjunto A – Asa Norte

Hospital Santa Luzia – Asa Sul – DF
Contato: (61) 3445-6000 e (61) 3346-9788 e 3345-6929 – ramais 215/216
Endereço: SHLS Conjunto E Lote 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70390-903

GSH Banco de Sangue de Brasília
Contato:(61) 3011-7531 e (61) 99632-3648
Endereço: SGAS I 915, 2º Subsolo – Centro Clínico Advance – Asa Sul

Hemocentro São Lucas – Brasília – DF
Contato: (61) 3248-7272
Endereço: SHIS QI 15, bl. O – Lago Sul, Brasília – DF 71635-610

Hemoclínica de Brasília
Contato:(61) 3245-6929 e (61) 3346-9788
Endereço: SHLS, 716 – Asa Sul

Guará sedia projeto que levará mais de 4 mil livros às escolas do DF

Por Kleber Karpov A Escola Classe 2 do Guará será...

Justiça do DF manda Virginia Fonseca apagar publicidade irregular de bets

Por Kleber Karpov A Justiça do Distrito Federal determinou que...

PT aciona TSE contra fake news de Flávio Bolsonaro sobre urnas eletrônicas

Por Kleber Karpov A Federação Brasil da Esperança (Fé Brasil),...

Anvisa manda apreender lotes de azeite e doces; veja de quais marcas

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Ouvidoria do MPDFT capacita equipe do Disque 100 sobre violência policial

Por Kleber Karpov O ouvidor do Ministério Público do Distrito...

Destaques

Guará sedia projeto que levará mais de 4 mil livros às escolas do DF

Por Kleber Karpov A Escola Classe 2 do Guará será...

Justiça do DF manda Virginia Fonseca apagar publicidade irregular de bets

Por Kleber Karpov A Justiça do Distrito Federal determinou que...

PT aciona TSE contra fake news de Flávio Bolsonaro sobre urnas eletrônicas

Por Kleber Karpov A Federação Brasil da Esperança (Fé Brasil),...

Anvisa manda apreender lotes de azeite e doces; veja de quais marcas

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Ouvidoria do MPDFT capacita equipe do Disque 100 sobre violência policial

Por Kleber Karpov O ouvidor do Ministério Público do Distrito...