Audiência pública vai debater a relevância do optometrista na atenção primária à saúde visual

Reunião na CLDF busca aprimorar políticas públicas e valorizar a categoria profissional

Por Kleber Karpov

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) sediará, na próxima quinta-feira (25/Jun), uma audiência pública para debater a importância dos optometristas na atenção primária à saúde. O evento, proposto pelo deputado Thiago Manzoni (PL), ocorrerá no Plenário da Casa às 19h e visa discutir o aprimoramento de políticas públicas voltadas para a valorização da categoria e a ampliação do acesso da população aos serviços de saúde visual.

Atribuições e competências

Os optometristas são profissionais que atuam na detecção, medição e correção de problemas visuais. O trabalho consiste na identificação de falhas de foco na luz que entra nos olhos, um processo fundamental para a manutenção da saúde ocular.

De acordo com a Confederação Brasileira de Optometria e Óptica (CBOO), que apoia a iniciativa, a categoria é habilitada para realizar exames de acuidade visual e prescrever o uso de óculos e lentes de contato. Além disso, compete a esses profissionais encaminhar pacientes com suspeitas de patologias para avaliação de médicos oftalmologistas.

Objetivos e transmissão do debate

A audiência pública tem como objetivo central discutir o papel do optometrista no sistema de saúde e fomentar a construção de políticas que valorizem a profissão. A reunião busca, ainda, ampliar o acesso da população aos cuidados com a visão, integrando esses profissionais à rede de atenção primária.

O debate será aberto ao público e poderá ser acompanhado ao vivo pela TV Câmara Distrital, por meio dos canais 9.3 (sinal aberto), 11 (NET/Claro) e 9 (Vivo). A transmissão também estará disponível no canal oficial da CLDF no YouTube.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

 

Depositphotos Parceiro Política Distrital

 

Destaques

Ministério da Saúde reforça necessidade de habilitação dos profissionais para repasses do Piso da Enfermagem

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde publicou, em (07/Ago),...

Flávio Dino aciona PF após TCU apontar R$ 55,4 milhões em emendas suspeitas

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Nisia Trindade rebate fake news de Nikolas Ferreira e classifica gestão da pandemia como ‘projeto negacionista’

Por Kleber Karpov A ex-ministra da Saúde e ex-presidente da Fiocruz,...

Agência Nacional de Proteção de Dados investiga plataforma Discord

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Proteção de Dados...