Por Kleber Karpov
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e o Instituto BRB de Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Socioambiental assinaram nesta sexta-feira (14/Nov) um acordo de cooperação para o projeto De Peito Aberto. A parceria deve ampliar o acesso a exames de diagnóstico precoce do câncer de mama no Distrito Federal. O objetivo principal é reduzir a fila de espera, fortalecer a rede de atenção oncológica e promover o diagnóstico precoce, além do cuidado humanizado.
O secretário de Saúde, Juracy Lacerda, destacou que o acordo deve representar um marco de colaboração entre o setor público e o terceiro setor. Ele ressaltou que a iniciativa deve reforçar o compromisso da SES-DF com a prevenção, o diagnóstico e o cuidado integral à saúde da mulher no combate ao câncer de mama.
Exames gratuitos
A nova parceria deve prever a realização gratuita de uma série de exames. Estão inclusos mamografias, punções de mama, exames anatomopatológicos e imunohistoquímicos. O projeto também deve garantir a emissão de laudos. As ações devem beneficiar mulheres atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na capital federal.
“Vamos oferecer acesso digno e ágil ao diagnóstico precoce do câncer de mama, salvando vidas e fortalecendo a rede pública de atenção à saúde da mulher no Distrito Federal”, avaliou Paula Muraro, coordenadora da área de oncologia do Comitê de Planejamento da Saúde do DF.
A presidente do Instituto BRB, Karina Bruxel, destacou o compromisso com a responsabilidade social. Ela afirmou que o Projeto De Peito Aberto deve ser uma união de esforços entre o Instituto BRB e o Instituto Sabin. “Cada mamografia realizada acelera diagnósticos, reduz desigualdades e aumenta, de forma concreta, as chances reais de cura”, explicou.
O Instituto BRB já possui iniciativas na área da saúde. Em 2021, o órgão participou da construção da unidade acoplada ao Hospital Regional de Samambaia (HRSam). Além disso, o Instituto mantém uma parceria contínua com o Hospital da Criança de Brasília (HCB).
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;













