19.5 C
Brasília
06 dez 2025 03:25

Acordo entre SES-DF e Instituto BRB deve agilizar acesso a mamografias

Projeto De Peito Aberto visa fortalecer rede de atenção oncológica e ampliar exames de diagnóstico precoce

Por Kleber Karpov

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e o Instituto BRB de Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Socioambiental assinaram nesta sexta-feira (14/Nov) um acordo de cooperação para o projeto De Peito Aberto. A parceria deve ampliar o acesso a exames de diagnóstico precoce do câncer de mama no Distrito Federal. O objetivo principal é reduzir a fila de espera, fortalecer a rede de atenção oncológica e promover o diagnóstico precoce, além do cuidado humanizado.

O secretário de Saúde, Juracy Lacerda, destacou que o acordo deve representar um marco de colaboração entre o setor público e o terceiro setor. Ele ressaltou que a iniciativa deve reforçar o compromisso da SES-DF com a prevenção, o diagnóstico e o cuidado integral à saúde da mulher no combate ao câncer de mama.

Exames gratuitos

A nova parceria deve prever a realização gratuita de uma série de exames. Estão inclusos mamografias, punções de mama, exames anatomopatológicos e imunohistoquímicos. O projeto também deve garantir a emissão de laudos. As ações devem beneficiar mulheres atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na capital federal.

“Vamos oferecer acesso digno e ágil ao diagnóstico precoce do câncer de mama, salvando vidas e fortalecendo a rede pública de atenção à saúde da mulher no Distrito Federal”, avaliou Paula Muraro, coordenadora da área de oncologia do Comitê de Planejamento da Saúde do DF.

A presidente do Instituto BRB, Karina Bruxel, destacou o compromisso com a responsabilidade social. Ela afirmou que o Projeto De Peito Aberto deve ser uma união de esforços entre o Instituto BRB e o Instituto Sabin. “Cada mamografia realizada acelera diagnósticos, reduz desigualdades e aumenta, de forma concreta, as chances reais de cura”, explicou.

O Instituto BRB já possui iniciativas na área da saúde. Em 2021, o órgão participou da construção da unidade acoplada ao Hospital Regional de Samambaia (HRSam). Além disso, o Instituto mantém uma parceria contínua com o Hospital da Criança de Brasília (HCB).




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Destaques

Vigilantes articulam votação de projeto sobre aposentadoria especial na próxima terça-feira (9)

Por Kleber Karpov A inclusão do Projeto de Lei Complementar...

PL de Ana Paula Brandão na Câmara defende exame de proficiência obrigatório para Enfermagem

Por Kleber Karpov O debate sobre a segurança do paciente...

Cofen e Frente Parlamentar articulam inclusão de técnicos e auxiliares no plenário da autarquia

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e...

Ibaneis Rocha reúne administradores regionais e destaca legado de gestão em almoço oficial

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha (MDB) recebeu os...

Atenção Primária: Médico de família coordena assistência em 172 Unidades Básicas de Saúde do DF

Por Kleber Karpov A rede pública de saúde do Distrito...