Por Kleber Karpov
O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) publicou, na última sexta-feira (7/Nov), dois editais para aquisição de novos equipamentos médico-hospitalares destinados aos serviços de Cardiologia e Oftalmologia do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). A iniciativa integra o plano de modernização tecnológica do Instituto, com o foco em eficiência assistencial, inovação e na melhoria da qualidade do atendimento prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As empresas interessadas devem enviar propostas entre os dias 10 e 25 de novembro de 2025.
Melhoria na cardiologia
O Edital nº 78/2025 (186701602) tem de prever a aquisição de três tipos de equipamentos que devem fortalecer o Serviço de Cardiologia do Hospital de Base. Os novos dispositivos têm por finalidade ampliar a capacidade de diagnóstico de doenças cardiovasculares e garantir maior precisão na estratificação de risco e no acompanhamento de pacientes com quadros de alta complexidade.
Serão adquiridos eletrocardiógrafos, utilizados na realização de eletrocardiogramas para monitorar a atividade elétrica do coração. A compra inclui sistemas de monitorização tipo Holter, que registram continuamente o ritmo cardíaco ao longo de várias horas. Também devem ser adquiridos equipamentos para teste ergométrico, que são fundamentais na avaliação do desempenho cardíaco sob esforço físico.
Otimização na oftalmologia
Já o Edital nº 79/2025 (186668834) contempla a compra de modernos dispositivos oftalmológicos. Os equipamentos devem ser voltados à otimização de exames e procedimentos cirúrgicos.
O investimento deve permitir ampliar o acesso da população aos atendimentos especializados, reduzir o tempo de espera e elevar o padrão de qualidade e precisão diagnóstica do Serviço de Oftalmologia do HBDF. Com esta atualização tecnológica, os pacientes devem ser diretamente beneficiados com atendimentos mais seguros, confortáveis e eficazes, contribuindo para a redução da morbidade ocular e para o uso mais eficiente dos recursos assistenciais.
Transparência e gestão
As novas aquisições fazem parte da política de gestão estratégica do IGESDF. A política tem de priorizar a execução de emendas parlamentares e a substituição de equipamentos obsoletos, assegurando melhores condições de trabalho aos profissionais e excelência no cuidado aos pacientes.
O analista de compras, Pedro Nogueira, afirmou que os convênios federais têm papel essencial neste avanço. “Esses recursos permitem investir em novas tecnologias e melhorias que fazem diferença no dia a dia das unidades de saúde”, destacou Nogueira.
Os editais estão disponíveis no site do IGESDF, na plataforma de compras e no Diário Oficial do Distrito Federal, reafirmando o compromisso do Instituto com a transparência e o uso responsável dos recursos públicos. As propostas podem ser enviadas por empresas interessadas até o dia 25 de novembro de 2025, às 23h55, pela plataforma Apoio Cotações.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










