25.5 C
Brasília
05 dez 2025 17:47

ABTP celebra criação de comissão especial para analisar novo marco legal dos portos

Revisão da legislação é vista como essencial para destravar investimentos e modernizar a infraestrutura portuária

A Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP) celebra a instalação de uma comissão especial na Câmara dos Deputados para a análise do Projeto de Lei 733/2025, que propõe uma atualização no marco legal do setor. A proposta, voltada à revisão da Lei dos Portos (12.815/2013), busca criar um ambiente de negócios mais confiável, com maior segurança jurídica e sustentado nos princípios de eficiência, liberdade econômica e sustentabilidade. Para a entidade, a decisão é um passo fundamental para garantir uma tramitação célere, criteriosa e qualificada da proposta, que é estratégica para o País.

A Comissão Especial foi criada nesta segunda-feira (26) pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). Para o presidente da ABTP, Jesualdo Silva, a medida representa um importante avanço na discussão sobre a nova legislação.

“Parabenizamos o presidente Hugo Motta pela sensibilidade e pela liderança em instalar uma Comissão Especial dedicada a discutir o novo marco legal dos portos. Trata-se de um projeto que precisa ser analisado com profundidade, mas também com agilidade, dada a urgência em destravar os investimentos no setor”, afirmou o presidente da ABTP.

Segundo Silva, o PL 733/2025 representa um avanço necessário rumo à modernização da atividade portuária no país. “Estamos falando de um projeto que pode trazer a segurança jurídica necessária para que os investimentos cheguem com mais liberdade ao setor. Precisamos remover algumas amarras históricas, como entraves de natureza trabalhista e o excesso de autorizações exigidas para novos aportes. A proposta é uma oportunidade concreta de alinhar o marco legal portuário às necessidades atuais do mercado e do Brasil”, destacou.

O presidente da ABTP também chama atenção para a importância da modernização do setor portuário no contexto do comércio exterior. Segundo o executivo, para que o Brasil capture as oportunidades da nova geopolítica internacional — como a realocação de cadeias produtivas, o aumento da demanda por alimentos e energia limpa, e a diversificação de fornecedores globais —, é essencial garantir infraestrutura eficiente e segurança jurídica.

Um estudo encomendado pela entidade aponta um cenário de forte expansão das operações logísticas brasileiras nos próximos anos. “Nossa projeção é que o fluxo comercial do Brasil cresça 5,7% a partir de 2026. Se isso se confirmar, podemos ter uma injeção de até R$ 3 trilhões na economia em uma década. Mas esse crescimento só será possível se tivermos um sistema portuário à altura dessa demanda, considerando que mais de 95% do nosso comércio exterior passa pelos portos”, completou o presidente.

A ABTP reitera seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e competitivo da infraestrutura portuária nacional e seguirá contribuindo com o debate técnico e institucional em prol de um novo marco legal que responda às demandas do setor e da sociedade brasileira.

 

Depositphotos Parceiro Política Distrital

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...