27.5 C
Brasília
26 abr 2024 18:54


Quem Ama quer Saúde no Gama: Conselheiros querem reversão de fechamento de pediatria do Gama

SÉRIE DE REPORTAGENS: QUEM AMA QUER SAÚDE NO GAMA

Em outras frentes, parlamentares, conselho tutelar e população confrontam modelo Rollemberg de governar para garantir reabertura da pediatria do HRG

Por Kleber Karpov

Após a repercussão negativa do fechamento da pediatria do Hospital Regional do Gama (HRG) por ocasião da transferência para o de Santa Maria (HRSM), o conselho Regional de Saúde do Gama (CRSG), e omissão do governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), conselheiros acionam presidente do CRSG e pedem reabertura do setor no HRG.

Ao menos oito conselheiros assinaram um documento em que solicitam uma reunião extraordinária para discutir a reabertura do Pronto Atendimento Infantil (PAI) e da pediatria do HRG. Nele, representantes de usuários e trabalhadores do CRSG reconhecem que o HRSM é uma unidade mais moderna e nova, porém, mas que o Gama, com cerca de 200 mil habitantes, 50 mil a mais que Santa Maria, deve oferecer atendimento ambulatorial e de urgência às crianças da cidade e, também, do entorno.

Confira o documento

Reação

O senso comum aponta que parte dos responsáveis por ajudar e definir os rumos do Sistema Único de Saúde do DF (SUS-DF),  tenham deliberadamente feito ‘vista grossa’ e simplesmente acatado a ‘sugestão’ da superintendência da Região Sul. Porém, a resposta da sociedade civil organizada, de alguns conselheiros e da classe política ‘engrossou o caldo’ ao resolverem acionar a Justiça, o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) e até o Conselho Tutelar.

Esse último em decorrência da exposição das crianças às cenas de verem dezenas de adultos internados em corredores que dão acesso à pediatria no HRSM. Isso, sem levar em consideração do risco de contágio de doenças de adultos. Um mero detalhe que, aparentemente, passou despercebido ao olhar do ‘gestor’, o senhor secretário de Estado de Saúde do DF, Humberto Lucena Pereira da Fonseca, assim como do superintendente da Região Sul, responsável pela gestão do HRSM, Robledo de Souza Leão Lacerda.

Sentido contrário

Nesse contexto, por meio de um vídeo, a deputada distrital, Celina Leão (PP), gravou um vídeo em que reafirmou que deve mobilizar colegas na Câmara Legislativa do DF (CLDF) para “trabalhar em sentido contrário a essa proposta do governo”, disse ao se referir ao fechamento da pediatria do HRG.

“O que tem acontecido no Hospital do Gama é um absurdo. O governo gasta dinheiro público para reformar a pediatria, inaugura a pediatria, contrata 100 pediatra e fecha a pediatria do Gama colocando todo atendimento à Santa Maria. É um absurdo.”, disse ao referenciar o ‘modelo Rollemberg de governar’.

Abraço no HRG e HRSM

Enquanto conselheiros envolvidos ‘jogam a bomba’ a quem é de direito, o secretário de saúde, e esse por sua vez, gera mais um prejuízo financeiro ao erário público e social à população, populares de Santa Maria e do Gama devem abraçar o HRSM e o HRG, na manhã deste sábado, às 10 horas, paralelamente.

Abraço esse, que ocorrem em alusão à omissão de Rollemberg, em relação às crianças e ao hospital público do Gama. Isso após, em abril, o governador do DF, mobilizar a nata social de Brasília, para tentar garantir a permanência da organização social  Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (ICIPE), à frente da gestão do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB).

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever