Por Kleber Karpov
O ex-governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou na noite desta quarta-feira (8/7) a sua desistência em concorrer a uma vaga no Senado. A confirmação foi dada por ele ao portal Metrópoles, com a justificativa de que pretende descansar após seus mandatos à frente do Executivo local.
Decisão pessoal
Ao comunicar da saída da disputa eleitoral, Ibaneis Rocha resumiu sua motivação de forma pessoal. “Quero descansar. Já cuidei de Brasília e agora quero cuidar de mim”, declarou o ex-governador, que também informou não ter planos para disputar outro cargo.
Segundo a apuração, Rocha viajou para a fazenda e planeja retornar ao Distrito Federal somente após o encerramento do período de convenções partidárias, que termina em 5 de agosto.
Contexto político
A decisão representa uma mudança de rota na trajetória política de Ibaneis, que governou o Distrito Federal em dois mandatos consecutivos, com início em 2019. Ele havia deixado o cargo de governador, saindo do Palácio do Buriti dentro do prazo legal de desincompatibilização, justamente para viabilizar sua candidatura ao Senado.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do PubliqueAI, plataforma para produção de textos jornalísticos com uso de Inteligência Artificial.










