19.5 C
Brasília
05 dez 2025 10:24

Polícia Federal prende Bolsonaro em Brasília após tentativa de violação de tornozeleira eletrônica

Alexandre de Moraes revoga prisão domiciliar e cita risco de fuga; defesa pede manutenção de regime humanitário em decorrência da saúde do ex-presidente

Por Kleber Karpov

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso preventivamente pela Polícia Federal na manhã deste sábado (22), em Brasília, em cumprimento a um mandado expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão judicial baseou-se na identificação técnica de uma tentativa de violação da tornozeleira eletrônica utilizada pelo réu e na avaliação de risco à ordem pública e à aplicação da lei penal, agravado pela convocação de atos políticos em frente à sua residência.

Risco de fuga e tumulto

A revogação da prisão domiciliar, regime em que Bolsonaro se encontrava desde o dia 4 de agosto, ocorreu após uma movimentação política liderada por seu filho. Nesta sexta-feira (21), o senador Flávio Bolsonaro (PL) utilizou as redes sociais para convocar apoiadores para uma vigília de orações nas imediações da casa do ex-presidente.

Na fundamentação da ordem de prisão, o ministro Alexandre de Moraes argumentou que a aglomeração convocada poderia gerar tumulto e comprometer a segurança do local. O magistrado destacou que tal cenário poderia facilitar uma “eventual tentativa de fuga do réu”, exigindo a imediata transferência para o regime fechado.

Além do fator político, relatórios técnicos enviados ao STF indicaram a tentativa de rompimento ou violação do equipamento de monitoramento eletrônico, o que configura descumprimento grave das medidas cautelares impostas anteriormente.

Audiência de custódia

A Polícia Federal conduziu o ex-presidente para a Superintendência Regional no Distrito Federal. O ministro Alexandre de Moraes determinou a realização da audiência de custódia para este domingo (23). O procedimento será realizado por videoconferência, seguindo protocolos de segurança.

A decisão estabelece um regime de incomunicabilidade parcial. Todas as visitas ao ex-presidente deverão passar por prévia autorização do Supremo Tribunal Federal. As únicas exceções abertas pelo magistrado contemplam os advogados constituídos nos autos e a equipe médica responsável pelo acompanhamento da saúde do réu.

O despacho judicial também ordena a disponibilização de atendimento médico em tempo integral a Bolsonaro, garantindo a assistência necessária enquanto ele estiver sob custódia do Estado.

Questões de saúde

Antecipando-se ao agravamento da situação jurídica, a defesa de Jair Bolsonaro protocolou, ainda na sexta-feira, um pedido de concessão de prisão domiciliar humanitária. Os advogados argumentam que o ex-presidente possui doenças permanentes que exigem cuidados específicos e “acompanhamento médico intenso”.

A estratégia jurídica visa a evitar a transferência de Bolsonaro para o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. A defesa sustenta que o sistema carcerário comum não teria condições de oferecer o suporte médico necessário para o quadro clínico do ex-presidente.

Histórico processual

Jair Bolsonaro já havia sido condenado a 27 anos e três meses de prisão no âmbito da ação penal referente ao Núcleo 1 da trama golpista. A execução das penas, tanto dele quanto dos demais réus condenados no mesmo processo, está prevista para iniciar nas próximas semanas.

O ex-presidente estava em prisão domiciliar desde o início de agosto, após ter descumprido medidas cautelares anteriores fixadas pelo STF. Entre as restrições que vigoravam até esta manhã, estavam a proibição de acesso a embaixadas e consulados, o impedimento de contato com autoridades estrangeiras e o veto ao uso de redes sociais, inclusive por meio de terceiros.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...