MEC divulga resultado da segunda chamada do Prouni 2026

Selecionados têm até 13 de março para comprovar informações da inscrição

Por Kleber Karpov

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta segunda-feira (02/Mar), o resultado da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao primeiro semestre de 2026. Os estudantes pré-selecionados devem apresentar a documentação comprobatória até o dia 13 de março, diretamente na instituição de ensino superior para a qual foram aprovados. A lista pode ser consultada no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, através de login na plataforma Gov.br.

Entre os dias 02 e 13 de março, os candidatos convocados precisam entregar os documentos que validam as informações prestadas na inscrição. O processo pode ser realizado de forma presencial, nos locais de oferta dos cursos, ou virtualmente, por meio de um sistema eletrônico disponibilizado pela própria instituição em sua página na internet.

Candidatos com 18 anos ou mais que utilizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 para obter o certificado de conclusão do ensino médio devem solicitar a declaração. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou o documento autenticado na Página do Participante do Enem para viabilizar a pré-matrícula.

Recorde de bolsas

Segundo o MEC, a edição de 2026 é a maior na história de 22 anos do Prouni. Neste processo seletivo, são ofertadas 595.374 bolsas de estudo, distribuídas em 895 cursos de 1.046 instituições privadas de ensino superior em todo o país.

O programa oferece bolsas integrais (100%) para estudantes com renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), o requisito é que a renda familiar por pessoa não ultrapasse três salários-mínimos.

Lista de espera

Estudantes que não foram selecionados na primeira ou na segunda chamada terão a oportunidade de manifestar interesse em participar da lista de espera do Prouni. O prazo para o registro será entre os dias 25 e 26 de março de 2026, também através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

 

 

Destaques

Jogada ensaiada? Flávio Bolsonaro se reúne com cúpula da TV Globo antes de sabatina no JN

Por Kleber Karpov O candidato à Presidência da República pelo...

Teste genético personaliza prevenção e cuidado no combate ao câncer de mama

Por Kleber Karpov A mastologista Deidimar Cássia Batista Abreu, médica...

Celina Leão aposta em tecnologia para diversificar economia do DF e prevê 10 mil empregos

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal e candidata...

Celina Leão cobra adversário sobre Fundo Constitucional e anuncia ato em defesa dos recursos do DF

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal e candidata...

Jorge Vianna avalia efeitos do fim da escala 6×1 na jornada da enfermagem brasileira e cobra aprovação de 36 horas semanais

Por Kleber Karpov O deputado distrital Jorge Vianna (PSD) avaliou,...