MPDFT requisita à PMDF investigação sobre punição de alunos em escola militarizada

Promotoria Militar cobra apuração após vídeos mostrarem estudantes forçados a fazer flexões por policiais

Por Kleber Karpov

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) requisitou, nesta quinta-feira (26/Fev), que a Corregedoria-Geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) instaure um procedimento de investigação preliminar sobre a conduta de policiais no Centro Educacional (CED) 01 do Itapoã. A ação foi motivada por vídeos que circulam em redes sociais, nos quais alunos da escola de gestão cívico-militar aparecem sendo supostamente obrigados a fazer flexões e a ficar de joelhos como forma de punição.

Conforme divulgado pelo MPDFT, um ofício foi encaminhado pela Promotoria de Justiça Militar à Corregedoria-Geral da PMDF. O documento estabelece um prazo de cinco dias corridos para que o órgão policial apresente uma resposta sobre o início da apuração e as providências adotadas.

A requisição do Ministério Público visa a esclarecer os fatos ocorridos na unidade de ensino e a eventual responsabilização dos envolvidos, caso sejam confirmadas irregularidades na atuação dos policiais militares.

Origem da denúncia

As imagens que levaram à abertura do procedimento mostram estudantes sendo submetidos a punições físicas. Segundo o MPDFT, a medida disciplinar teria sido aplicada porque os alunos utilizavam casacos em uma cor que a unidade educacional considerou inadequada.

A Promotoria de Justiça Militar informou ter tomado conhecimento do episódio por meio dos vídeos, que foram divulgados em canais da imprensa nas redes sociais. O CED 01 do Itapoã é uma das escolas que integram o modelo de gestão compartilhada no Distrito Federal.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Piso foi uma conquista histórica, mas reajuste é necessário, afirma presidente do Cofen

Por Kleber Karpov O presidente do Conselho Federal de Enfermagem...

Coleta seletiva de lixo cresce 70% no Distrito Federal

Por Kleber Karpov O volume de resíduos da coleta seletiva...

CLDF promove Dia Mundial de Doação de Leite Materno nesta segunda (1º)

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

Esclerose múltipla é a principal causa de incapacidade neurológica em jovens adultos

Por Kleber Karpov Especialistas da saúde alertam, neste Dia Mundial...

TCDF apura demora de até quatro horas na Farmácia de Alto Custo do DF

Por Kleber Karpov O Tribunal de Contas do Distrito Federal...

Celina Leão é internada em Brasília

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Destaques

GDF Na Sua Porta leva serviços gratuitos à população de Ceilândia em ação integrada a partir de segunda (1º)

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) realizará,...

Piso foi uma conquista histórica, mas reajuste é necessário, afirma presidente do Cofen

Por Kleber Karpov O presidente do Conselho Federal de Enfermagem...

Coleta seletiva de lixo cresce 70% no Distrito Federal

Por Kleber Karpov O volume de resíduos da coleta seletiva...

CLDF promove Dia Mundial de Doação de Leite Materno nesta segunda (1º)

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

Esclerose múltipla é a principal causa de incapacidade neurológica em jovens adultos

Por Kleber Karpov Especialistas da saúde alertam, neste Dia Mundial...