Lei que garante fardamento aos profissionais de saúde é promulgada

Sem valor específico, estimativa é que indenizações alcancem média de R$ 1 mil, por fardamento adquirido

Na terça-feira (19/Out), foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), de 19/10/2020 a promulgação da lei nº 6.688/2020, originada pelo teve origem no Projeto de Lei nº 616/2019, de autoria do deputado distrital, Jorge Vianna (Podemos), que assegura em caráter indenizatório, o fardamento (uniforme) para os profissionais que desempenham suas atribuições na Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal (SAMU/DF).

Com a promulgação, embora a Lei não estabeleça valor fixo para o fardamento, os servidores da SES-DF passam a ter direito a indenização para cobrir o custo, estimado em R$ 1 mil, por profissional de saúde, para aquisição da paramentação obrigatória aos profissionais de saúde, nas respectivas áreas de atuação.

Na rede social Facebook, Vianna comentou a importância da nova Lei que deve beneficiar milhares de profissionais de saúde. “Grande parte dos servidores da saúde precisam de vestimenta adequada para o atendimento aos pacientes e muitos itens possuem alto custo, principalmente, os utilizados pelo SAMU, pagos com os recursos do próprio trabalhador. Diante disso, apresentei um projeto que acabou de virar lei! A lei n° 6.688/2020, garante a indenização para a compra de jalecos, macacões e botas para os profissionais da Secretaria de Saúde e do Samu do Distrito Federal.”, disse.

Vianna lembra que a indenização de fardamento tem previsão legal na Lei nº 840, que rege o funcionalismo público do DF. Com isso, devem ser beneficiados, diversos profissionais de saúde, a exemplo dos profissionais de Enfermagem, os Médicos, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), os agentes de Comunitários de Saúde (ACSs), de Vigilância Ambiental (AVAS), dentre outros.

Hospital de Amor em Barretos inaugura ala de reabilitação oncológica

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Anvisa aprova importação de remédio experimental para piloto Lito Sousa

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Justiça Eleitoral manda suspender propaganda de Celina Leão após ação do PSDB

Por Kleber Karpov O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal...

“Não estamos sozinhos”, afirma Celina Leão em agenda de campanha pelo DF

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal e candidata...

Advogado denuncia uso de relatório da PF para destruir reputações e critica cobertura da imprensa

Por Kleber Karpov O advogado criminalista Bruno Salles Pereira Ribeiro,...

Celina Leao anuncia reenquadramento dos AOSDs da Secretaria de Saúde do DF

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

Destaques

STF: Gilmar Mendes propõe vertar atuação de delegados da Polícia Federal em assessorias de ministros

Por Kleber Karpov O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo...

Celina Leão tem 36,5% das intenções de voto, 15,8 pontos percentuais a frente de José Arruda na corrida ao GDF

Por Kleber Karpov Uma nova pesquisa eleitoral do Instituto IGAPE,...

Hospital de Amor em Barretos inaugura ala de reabilitação oncológica

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Anvisa aprova importação de remédio experimental para piloto Lito Sousa

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Justiça Eleitoral manda suspender propaganda de Celina Leão após ação do PSDB

Por Kleber Karpov O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal...