Por Kleber Karpov
A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas), entregou à Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), nesta quarta-feira (1º/Abr), um reforço de 13 novas viaturas e um drone de alta tecnologia para ampliar o policiamento ostensivo. A entrega dos equipamentos, viabilizada por emenda parlamentar da senadora Damares Alves, ocorreu no Palácio Tiradentes e visa, prioritariamente, fortalecer o combate à violência doméstica e a outros crimes em áreas de alta incidência criminal, aumentando a capacidade de resposta da corporação.
Os novos recursos devem ser empregados de forma estratégica, com foco especial no enfrentamento à violência contra mulheres, crianças, idosos e pessoas com deficiência. O acionamento se dará via 190, e a alocação dos veículos com prioridade para as Regiões Administrativas (RAs) com estatísticas mais elevadas desses crimes, como Ceilândia, Samambaia, Planaltina, Brazlândia, Recanto das Emas, Taguatinga, Paranoá, São Sebastião, Estrutural e Gama.
A iniciativa também contempla o fortalecimento do policiamento de prevenção orientado à violência doméstica (Provid) e a implantação de espaços de acolhimento, como a sala lilás em unidades policiais. Segundo a governadora Celina Leão, a modernização da frota é fundamental para a proteção da população. “Quando você troca o equipamento da polícia, dá mais agilidade e protege mais o cidadão. A distribuição é feita conforme o planejamento do comandante-geral, chegando para quem mais precisa”, declarou.
Tecnologia
As viaturas entregues possuem tração diferenciada, o que permite a atuação tanto em vias urbanas quanto em terrenos acidentados. O drone, por sua vez, agrega tecnologia para monitoramento e planejamento de operações, com capacidade de leitura de placas de veículos e identificação de aglomerações. Esta entrega soma-se a outras 27 viaturas destinadas pela mesma emenda parlamentar em dezembro de 2025.
“São veículos mais robustos, com tração diferenciada, que permitem atuar tanto em vias urbanas quanto em terrenos acidentados. O drone traz tecnologia importante, com leitura de placas e capacidade de quantificar pessoas em uma localidade, o que dá mais assertividade ao planejamento e às ações. A distribuição dessas viaturas considera regiões com maior incidência de feminicídio, para fortalecer a atuação onde esse tipo de crime mais ocorre”, ressaltou o comandante-geral da PMDF, coronel Rômulo Palhares.
O secretário-executivo de Segurança Pública do DF, Alexandre Patury, destacou a inteligência embarcada no novo equipamento aéreo. “Foram entregues 40 equipamentos no total, com os de dezembro e de hoje. Esse drone tem um alcance muito maior, com inteligência artificial embarcada, que permite inclusive a contagem de pessoas em multidões. E as viaturas, que nesse primeiro momento são voltadas para o combate ao feminicídio e a outros crimes contra as mulheres, estão reforçando o atendimento na ponta”, afirmou.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;














