Bancada do PT na CLDF requer CPI dos “atos contra os Poderes”

O deputado Gabriel Magno, que apresentou requerimento assinado também por Chico Vigilante e Ricardo Vale

Por Francisco Espínola

Os deputados do Partido dos Trabalhadores (PT) Chico Vigilante, Gabriel Magno, e Ricardo Vale apresentaram requerimento (veja aqui) para instaurar Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A comissão será destinada a investigar os “atos preparatórios e executórios contra os Poderes democraticamente instituídos da República Federativa do Brasil”.

Estão incluídos como objeto de apuração da CPI os atos de violência e vandalismo realizados em Brasília nos dias 12 de dezembro, quando houve tentativa de invasão de prédio da Polícia Federal, e no último domingo (8), que culminaram com a invasão e depredação de prédios públicos do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF).

Conforme estabelecido pelo Regimento Interno da CLDF (art. 72), o pedido de CPI com assinatura de oito deputados distritais é encaminhado ao presidente do Legislativo deputado Wellington Silva (MDB) que mandará publicá-lo desde que cumpridos os requisitos regimentais.

A CPI, se instaurada, será composta por cinco membros, respeitando a proporcionalidade partidária e terá duração de 180 dias, prorrogáveis por 90 dias. A comissão é instalada respeitada a ordem cronológica do protocolo, salvo deliberação diversa do Colégio de Líderes. Com poderes de investigação próprios das autoridades judiciais, a CPI usará recursos físicos desta Casa para a realização dos trabalhos.

Conforme o requerimento, a CPI pede autorização para requisitar, em caráter transitório, servidores da CLDF ou de qualquer órgão ou entidade da administração pública do DF, assim como para solicitar cessão, nas mesmas condições, de servidores da União, que se façam necessários à execução dos trabalhos propostos pela Comissão.

“Cada um dos Poderes, cada qual a atuar nos pilares constitucionais da independência e harmonia, sofreram brutais ataques jamais vistos na história brasileira. A violência desproporcional às instituições, e, consequentemente, a seus representantes democraticamente eleitos, representam verdadeiro retrocesso de nossa sociedade, ultrapassando os limites dos direitos e garantias individuais previstos em nossa Carta Magna”, afirmam os parlamentares que assinam o requerimento.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter






Arraiá da Saúde tem Festa Julina com show do Squema Seis

Por Kleber Karpov O Clube da Saúde, pertencente à Associação...

Governadora destaca parceria com a Fecomércio para criação do Polo Tecnológico no SCS

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Celina Leão realiza sonho da casa própria para 44 famílias no Riacho Fundo II

Por Kleber Karpov Quarenta e quatro famílias receberam as chaves...

Lula assina decreto que reforça combate ao mercado ilegal de apostas

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Ministério da Saúde começa a vacinar crianças com a pneumo 20

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou, neste sábado...

Misantropi4: Falso alerta da Defesa Civil atingiu ao menos 30 milhões em 8 estados

Por Kleber Karpov Usuários de telefonia móvel de ao menos...

Destaques

Arraiá da Saúde tem Festa Julina com show do Squema Seis

Por Kleber Karpov O Clube da Saúde, pertencente à Associação...

Arte, arquitetura e bem-estar se encontram em experiência sensorial da Simmons durante a Brasília Design Week

Por Kleber Karpov A Simmons Park Sul promoveu uma experiência...

Chuvas atípicas no período de seca reforçam importância do combate à dengue no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Governadora destaca parceria com a Fecomércio para criação do Polo Tecnológico no SCS

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Celina Leão realiza sonho da casa própria para 44 famílias no Riacho Fundo II

Por Kleber Karpov Quarenta e quatro famílias receberam as chaves...