Revalida 2025/2: recurso de resultado preliminar vai até sexta-feira

Prazo para contestar nota da segunda etapa do exame termina em 31 de maio; procedimento é feito pelo Sistema Revalida

Por Kleber Karpov

Candidatos reprovados na segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) 2025/2 têm entre esta quarta-feira (29/Mai) e a próxima sexta-feira (31/Mai) para entrar com recurso contra o resultado preliminar. O procedimento é realizado exclusivamente pelo Sistema Revalida, plataforma do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A divulgação das notas da prova de habilidades clínicas ocorreu na terça-feira (28).

Para submeter a contestação, os participantes devem acessar o sistema utilizando as credenciais da plataforma Gov.br. Simultaneamente, o Inep também publicou as versões definitivas do Padrão Esperado de Procedimentos (PEP), documento que funciona como o gabarito detalhado da prova prática.

Conforme o edital do exame, o resultado dos recursos e o resultado final da segunda etapa serão divulgados em 04 de setembro. Após a divulgação, os aprovados deverão seguir as orientações para indicar a universidade parceira responsável pelo processo de revalidação do diploma.

Objetivo do exame

O Revalida tem como objetivo verificar se médicos formados no exterior adquiriram os conhecimentos, habilidades e competências necessários para o exercício profissional no Brasil, de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). O exame é composto por duas etapas: uma teórica e uma prática.

Também é importante ressaltar que o exame não se configura como um concurso público para preenchimento de cargos e não é uma prova de ordem profissional que garante direito automático ao exercício da prática médica. A aprovação atesta que o diploma emitido no exterior é compatível com as exigências de formação das universidades brasileiras.

A revalidação dos diplomas é realizada por instituições públicas de educação superior que aderiram ao Revalida. As referências para a avaliação incluem atendimentos em atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência e emergência, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

 

Anvisa aprova 5 novas canetas para tratamento de diabetes e obesidade

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou...

Fux atende pedido da AGU e inclui ministérios e Abras em debate sobre bets

Por Kleber Karpov A audiência pública convocada no âmbito da...

Estudante é ameaçado de morte no DF em mensagens via whatsapp por opção política

Por Kleber Karpov Um estudante de dezessete anos enfrentou graves...

Advogados querem o fim da Inscrição Suplementar da OAB

Por Kleber Karpov A cobrança da Inscrição Suplementar da Ordem...

Câncer de próstata matou 50 homens por dia no país em 2025

Por Kleber Karpov O cenário epidemiológico brasileiro aponta para um...

Mais de 600 mil pessoas devem visitar os cemitérios do DF no Dia de Finados

Por Kleber Karpov Aproximadamente 600 mil cidadãos devem comparecer aos...

Destaques

Anvisa aprova 5 novas canetas para tratamento de diabetes e obesidade

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou...

Fux atende pedido da AGU e inclui ministérios e Abras em debate sobre bets

Por Kleber Karpov A audiência pública convocada no âmbito da...

Estudante é ameaçado de morte no DF em mensagens via whatsapp por opção política

Por Kleber Karpov Um estudante de dezessete anos enfrentou graves...

Advogados querem o fim da Inscrição Suplementar da OAB

Por Kleber Karpov A cobrança da Inscrição Suplementar da Ordem...

Câncer de próstata matou 50 homens por dia no país em 2025

Por Kleber Karpov O cenário epidemiológico brasileiro aponta para um...