18.5 C
Brasília
05 dez 2025 06:06

Maioria da primeira turma do STF torna Eduardo Bolsonaro réu por coação

Deputado federal é alvo de ação penal por articulação de sanções contra autoridades brasileiras

Por Kleber Karpov

A maioria dos ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta sexta-feira (14/Nov), em julgamento virtual, tornar réu o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) pelo crime de coação no curso do processo. O ministro relator Alexandre de Moraes, o ministro Flávio Dino e o ministro Cristiano Zanin votaram pelo recebimento da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). O processo deve apurar a conduta do parlamentar na articulação de sanções junto ao governo dos Estados Unidos contra autoridades brasileiras.

O Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, apresentou a denúncia em setembro. O deputado deve ser acusado de tentar intimidar o Poder Judiciário brasileiro. A ação teria a finalidade de arquivar a ação penal em que o seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, foi condenado.

A materialidade da grave ameaça

Para o ministro Alexandre de Moraes, relator da Petição (PET) 10.518, existem provas de que o parlamentar participou das articulações de sanções por parte do governo dos Estados Unidos. As articulações devem ter a finalidade de atingir as exportações e aplicar a Lei Magnitsky contra autoridades brasileiras. O ministro Moraes fundamentou o seu voto ao ressaltar a concretização das ameaças em ações.

“A grave ameaça materializou-se pela articulação e obtenção de sanções do governo dos Estados Unidos da América, com a aplicação de tarifas de exportação ao Brasil, suspensão de vistos de entradas de diversas autoridades brasileiras nos Estados Unidos da América e a aplicação dos efeitos da Lei Magnitsky a este ministro relator”, afirmou Moraes.

Próximos passos e a posição da defesa

Com a formação da maioria, deve ocorrer a abertura da ação penal contra o deputado. Na fase subsequente, chamada instrução processual, o parlamentar deve ter a oportunidade de indicar testemunhas, apresentar provas de inocência e pedir diligências específicas para a sua defesa.

O julgamento ocorre no plenário virtual da Primeira Turma, com prazo para o depósito dos votos até 25 de novembro. Com os votos de Moraes, Dino e Zanin, falta apenas o voto da ministra Cármen Lúcia para se concluir formalmente o julgamento.

Em manifestação pelas redes sociais, o deputado Eduardo Bolsonaro classificou o voto do relator como “caça às bruxas”. “Moraes vota para me tornar réu. Outros candidatos anti-establishment, como o próprio Jair Bolsonaro, e favoritos ao Senado sofrerão a mesma perseguição. É o sistema se reinventando para sobreviver. Tudo que sei é via imprensa, já que jamais fui citado. Por que Moraes não usa os canais oficiais com os EUA?”, questionou o deputado.

A Defensoria Pública da União (DPU) representa a defesa do parlamentar. A defesa pediu a rejeição da denúncia no fim de outubro. A DPU argumenta que o deputado não é o autor das sanções e que as suas manifestações devem se limitar ao “exercício legítimo da liberdade de expressão e do mandato parlamentar”.

O deputado Eduardo Bolsonaro deve estar nos Estados Unidos (EUA), para onde ele se deslocou em fevereiro deste ano e pediu licença do mandato de 120 dias. O parlamentar não comparece às sessões desde 20 de julho, quando a licença terminou.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...