27.5 C
Brasília
27 abr 2024 19:33


Ibaneis e Celina Leão participam da posse de Barroso, novo presidente do STF

Celina Leão comemorou posição de Barroso sobre valorização da atuação da mulher no Judiciário

Por Kleber Karpov

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) e a vice-governadora, Celina Leão (Progressista), participaram, na tarde desta quinta-feira (28/Set), da solenidade de posse do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, como presidente da Suprema Corte e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Barroso substituiu a ministra Rosa Weber ao deixar o magistrado, em decorrência da aposentadoria compulsória, por completar 75 anos. Barroso deve permanecer à frente do STF pelos próximos dois anos. O ministro Edson Fachin assumiu a vice-presidência das duas Casas.

Na posse, Barroso ratificou o compromisso com a democracia e que deve atuar para ajudar a pacificar o país, fala essa em referência aos conturbados anos da conjuntura política brasileira. O ministro afirmou que sempre procurou “retribuir a confiança [do cargo] servindo ao Brasil” e pretende atuar em defesa da democracia. “Um país não é feito de nós e eles, somos um só povo. A democracia venceu e precisamos trabalhar para a pacificação do país”.

Presidente do STF, Luíz Roberto Barroso a a vice-governadora do DF, Celina Leão – Foto: Tony Oliveira/ Agência Brasília

Um ponto alto durante a solenidade, foi a reverência de Barroso, em relação a atuação de Rosa Weber, até então, no comando do STF,  “pelos imensos serviços prestados ao Brasil”. O novo presidente da Suprema Corte, mencionou que vai lutar pela presença das mulheres no Judiciário.

Pronunciamento esse comemorado por Celina Leão, com forte ativismo em temas relacionados ao combate da violência contra a mulher; ao empoderamento feminino e, em especial, a equidade da atuação das mulheres em todas as esferas do poder, em especial, do Judiciário.

“Fiquei muito feliz, porque Barroso reafirmou seu compromisso durante a posse com a diversidade, com a presença das mulheres. Essa é uma pauta em que venho trabalhando. Então, a expectativa é muito positiva”, disse Celina Leão.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, como o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e daCâmara dos Deputados, Arthur Lira, além de diversos governadores de estados e personalidades políticas do cenário nacional.

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever