17.5 C
Brasília
12 maio 2025 06:20

Wellington Luiz quer banco de dados para registro de condenados por violência contra a mulher no DF

Presidente da Câmara Legislativa destaca que o projeto visa não apenas registrar, mas também prevenir e coibir futuros casos

O deputado Wellington Luiz (MDB) apresentou um projeto de lei que propõe a criação de um banco de dados para registrar informações de pessoas condenadas por violência contra a mulher no Distrito Federal. O PL n.º 843/2023 busca fortalecer o combate à violência de gênero e impedir a reincidência de agressores. A proposta estabelece a instituição de um banco de dados que abrangerá pessoas condenadas por crimes específicos contra a mulher, como feminicídio, estupro, estupro de vulnerável, lesão corporal, perseguição, violência psicológica e invasão de dispositivo informático.

No cadastro, constarão informações detalhadas, incluindo nome completo, filiação, data de nascimento, número do documento de identificação, endereço residencial, fotografia do identificado, grau de parentesco entre agente e vítima, e relação de trabalho entre agente e vítima.

A gestão das informações e sua atualização periódica ficarão sob responsabilidade do Poder Executivo. O acesso ao cadastro seguirá as disposições da Lei nº 4.990/2012, conhecida como Lei de Acesso à Informação do Distrito Federal.

De acordo com a justificativa apresentada pelo deputado, a violência contra a mulher é um fenômeno persistente no Brasil, com o país ocupando o 5º lugar no ranking mundial de feminicídios. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a violência contra a mulher como “qualquer ato de violência de gênero que resulte ou possa resultar em danos ou sofrimento físico, sexual ou mental”.

“Diante do alarmante cenário de violência contra a mulher, este projeto visa não apenas registrar, mas também prevenir e coibir futuros casos. A criação deste banco de dados é um passo crucial para fortalecer as políticas de combate à violência de gênero no Distrito Federal, assegurando uma resposta efetiva e impedindo a reincidência dos agressores” , disse o deputado Wellington Luiz.

Inicialmente o projeto tramita na Casa, pelas Comissões, depois segue para o plenário. Após aprovação em dois turnos, segue para sanção do chefe do Executivo. Depois da publicação no Diário Oficial do DF (DODF), a lei entra em vigor imediatamente.

Livro apoiado pelo FAC promove debate e visibilidade a pessoas com deficiência

Por Adriana Izel Piauiense radicada no Distrito Federal, a escritora...

Projeto Toca Literária do Cerrado tem inscrições abertas para a segunda edição

Por Fernando Jordão Estão abertas as inscrições para os interessados...

DF tem no Cadastro Único 263 mil famílias chefiadas por mães solo

O Distrito Federal tem 263 mil famílias monoparentais chefiadas...

Adolescentes não têm apoio para lidar com redes sociais, diz pesquisa

Por Luciano Nascimento  Uma pesquisa realizada em abril mostrou que...

Veja como declarar renda fixa, financiamento e criptomoeda no IR 2025

Por Edgard Matsuki No Tira-Dúvidas do IR 2025, é hora...

Destaques

Atletas olímpicos e talentos do DF brilham no Troféu Brasil de Ginástica Artística 2025

O Troféu Brasil de Ginástica Artística 2025 foi encerrado...

Dia das Mães reforça importância da doação de leite materno; saiba como doar

Neste Dia das Mães, o Governo do Distrito Federal...

Dia das Mães: Programas do GDF oferecem apoio às mães por meio de capacitação e serviços

Por Adriana Izel Ser mãe sempre representou, para a dona...

Livro apoiado pelo FAC promove debate e visibilidade a pessoas com deficiência

Por Adriana Izel Piauiense radicada no Distrito Federal, a escritora...

Projeto Toca Literária do Cerrado tem inscrições abertas para a segunda edição

Por Fernando Jordão Estão abertas as inscrições para os interessados...