Netanyahu declara apoio a candidatura de Flávio Bolsonaro em convenção

Mensagem em vídeo exibida durante convenção partidária reforça intenção de mudar embaixada brasileira para Jerusalém

Por Kleber Karpov

Primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu enviou mensagem em vídeo de apoio ao candidato a presidente Flávio Bolsonaro (PL) durante convenção partidária realizada neste sábado (25/Jul), em São Paulo. O líder estrangeiro se reuniu com o parlamentar em Jerusalém no início do ano e defendeu o fortalecimento das relações entre os países. A iniciativa reforça a plataforma eleitoral da candidatura, que pretende alterar a representação diplomática brasileira no Oriente Médio.

“Flávio, meu amigo. Quero parabenizá-lo pelo lançamento da sua campanha à Presidência. Você é um grande defensor do Brasil, um grande defensor das relações entre os nossos povos, e sei que levará o Brasil a patamares cada vez mais altos”, disse Benjamin Netanyahu.

Na ocasião, Flávio Bolsonaro voltou a declarar a intenção de transferir a embaixada do Brasil em Israel de Tel Aviv para Jerusalém. Medida essa, que esteve na pauta da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas enfrentou resistência de setores do agronegócio e das Forças Armadas. Os segmentos demonstraram preocupação com prejuízos no comércio com nações árabes e riscos de instabilidade diplomática.

Contraponto internacional e crise em Gaza

A aproximação com o governo israelense ocorre em meio a graves divergências do Palácio do Planalto com o gabinete de Netanyahu. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se posicionou de forma crítica contra as operações militares na Faixa de Gaza. O governo de Israel declarou o chefe do Executivo brasileiro como persona non grata em fevereiro de 2024, após declarações sobre o conflito.

Crimes de guerra contra a humanidade

A conduta das forças israelenses no enclave palestino provocou reações formais de órgãos internacionais e de governos estrangeiros. O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu mandados de prisão contra Netanyahu por acusações de crimes de guerra e crimes contra a humanidade, isso em decorrência a ação militar contra o povo palestino na Faixa de Gaza. A Corte internacional rejeitou os recursos apresentados pela defesa de Israel para tentar anular o processo.

Em paralelo às determinações da justiça internacional, dezenas de nações formalizaram o reconhecimento oficial do Estado da Palestina no âmbito das Nações Unidas. Vários governos e entidades globais de direitos humanos também classificaram as ações militares em Gaza como prática de genocídio. O cenário gerou isolamento diplomático do primeiro-ministro, enquanto a pauta no Brasil expõe divisões sobre a política externa do país.

Desde o genocídio patrocinado por Netanyahu na Faixa de Gaza em 2023, países a exemplo de França, Bélgica, Luxemburgo, Malta, Andorra, Mônaco, Reino Unido, Canadá, Austrália e Portugal se somaram a outros 147 que já reconheciam o Estado da Palestina.

Isolamento de Netanyahu

Nos EUA, o próprio presidente, Donald Trump (Republicanos), parece ter abandonao Netanyahu, após as diversas tentativas do Tio Sam tentar reverter a guerra contra o Irã, e ter as negociações de cessar fogo empreendidas pelo governo norte americiado, suspensas, em decorrência da condução militar de Israel no sul do Líbano e na escalada do primeiro-ministro contra o governo iraniano.

Relatos publicados na imprensa indicam que Trump chegou a chamar Netanyahu de “completamente louco” em uma conversa telefônica, expressão que ele depois confirmou de forma indireta em entrevista. Netanyahu por sua vez, minimizou o desentendimento, ao que afirmou se tratar de divergências entre aliados classificado como “desacordos táticos”. Muito embora a relação teha ficado visivelmente mais tensa entre ambos.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, excepcionalmente, a...

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Eleições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais têm 89 chapas deferidas

Por Kleber Karpov O Sistema Cofen/Conselhos Regionais deferiu 89 chapas...

Conselho Superior do MPF deve analisar mensagens de Vorcaro sobre Paulo Gonet

Por Kleber Karpov O Conselho Superior do Ministério Público Federal...

Cirurgias eletivas pelo SUS passam de 7,5 milhões no primeiro semestre de 2026

Por Kleber Karpov O Sistema Único de Saúde (SUS) realizou...

Destaques

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, excepcionalmente, a...

Celina Leão troca ofensas por fatos para rebater postura de Lula ao se manifestar sobre escândalo do BRB

Por Kleber Karpov Na mesma Região Administrativa (RA), em que...

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Eleições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais têm 89 chapas deferidas

Por Kleber Karpov O Sistema Cofen/Conselhos Regionais deferiu 89 chapas...