Por Kleber Karpov
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inaugurou, na manhã desta quinta-feira (2/Out), o Ciclo de Transparência Democrática para as Eleições de 2026, com a abertura dos códigos-fonte dos sistemas eleitorais para inspeção. A solenidade, conduzida pela presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, marca o início de um período de quase um ano em que partidos políticos, universidades e outras entidades fiscalizadoras poderão auditar o funcionamento das urnas eletrônicas.
Os códigos-fonte reúnem as instruções de programação que definem como os sistemas de votação operam. A abertura permite uma auditoria completa, que reafirma a segurança e a integridade do processo eleitoral.
“A urna eletrônica brasileira, auditável, segura e transparente, é hoje estudada no mundo inteiro como modelo”, afirmou a ministra Cármen Lúcia durante a cerimônia, ao reforçar a transparência como um princípio fundamental do sistema.
Como funciona a inspeção
O período de inspeção dos códigos começa a pouco mais de um ano do pleito e se estende até setembro de 2026. Instituições como o Congresso Nacional, partidos políticos, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Tribunal de Contas da União (TCU), universidades e cidadãos podem participar.
Para isso, os interessados devem enviar um ofício à presidência do TSE e indicar os técnicos que realizarão a análise no espaço físico disponibilizado pela Corte. Durante a inspeção, é possível questionar trechos do código, solicitar esclarecimentos e propor melhorias nos sistemas.
Aperfeiçoamento constante
Segundo o TSE, o processo de auditoria é uma etapa crucial para o aperfeiçoamento contínuo dos sistemas eleitorais. A equipe de tecnologia da informação do tribunal se mantém atenta às sugestões para realizar ajustes com foco em segurança, especialmente a cibernética. Ao todo, o processo eleitoral brasileiro possui 40 possibilidades de auditoria em diferentes etapas.
Credenciamento
Os jornalistas interessados em cobrir a cerimônia de inauguração do Ciclo de Transparência Democrática – Eleições 2026 devem solicitar credenciamento prévio por meio do formulário disponível em https://forms.gle/RCjgLNU9VsF3
Serviço:
Inauguração do Ciclo de Transparência Democrática – Eleições 2026, com a abertura dos códigos-fonte dos sistemas eleitorais
Data: 2 de outubro (quinta-feira)
Horário: 9h
Local: Auditório I do edifício-sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – SAFS Quadra 7, Lotes 1/2 – Brasília
Telefone: 3030-7077
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










