Servidores públicos, 16 x Rollemberg, 0

Julgamento histórico no DF  garante reajuste de mais de 100 mil servidores do Governo do Distrito Federal.

Em clicam de apreensão entidades sindicais e servidores montaram acampamento na tarde de segunda-feira (25/Mai), em frente ao Palácio do Buriti, para aguardar, o julgamento histórico do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), ingressada pelo Tribunal de Justiça do DF e Territórios (MPDFT), que pedia o cancelamento de 33 Leis que concediam reajustes e reestruturam carreiras de cerca de 100 mil servidores do GDF.

Ao longo da terça-feira (26/Mai), cerca de 2000 servidores do GDF se aglomeraram na Praça do Buriti. De um lado o Palácio do Buriti, torcendo para que o TJDFT julgasse a ADIN favorável ao MPDFT, uma vez que o governador, Rodrigo Rollemberg (PSB) ficaria desobrigado a conceder os reajustes e teria mais poder de barganha junto às entidades sindicais em relação a reajustes salariais.

Do outro, 16 desembargadores que definiriam a constitucionalidade ou não dos reajustes das 33 carreiras concedidos pelo governo Agnelo há mais de 100 mil servidores públicos e alguns representantes de entidades sindicais se preparando psicologicamente para empunhar as espadas e declarar guerra ao govenador, por ‘cavar’ uma ajudinha do MPDFT para impetrar a ADIN contra os servidores, junto ao MPDFT.

Entre a defesa dos advogados das entidades sindicais no TJDFT e os ataques de sindicalistas em cima de caminhão, na Praça do Buriti, sempre um breve intervalo para os informes das sustentações orais dos magistrados, no plenário do Tribunal, até que veio a principal notícia por volta das 16 horas: “O principal voto, o do relator do processo, foi favorável aos servidores. Precisamos de mais seis votos para que a vitória seja dos servidores do DF.”, bradou o sindicalista de cima do carro de som.

A sucessão de informes com mais um voto favorável, acompanhando o voto do relator, lembro um episódio não muito distante na narração do jogo Alemanha x Brasil, durante a Copa do Mundo de 2014. E assim umas sucessões de votos favoráveis colocaram fim à possibilidade do Distrito Federal se tornar uma escala ampliada do caos que virou, recentemente, a greve dos professores em Paraná. Enfim o Juiz proferiu o apito final, anunciando o fim do jogo. Servidores, 16  x Rollemberg, 0.

Em uma disputa de MMA, não seria exagero se comparar Rollemberg com Belfort que,  desnorteado com o nocaute ‘à la Weidman’, restou apenas, às 18h50, convocar um quebra-queixo (modalidade de entrevista) para às 19h, de modo a tentar explicar o ocorrido e as consequências, sob a ótica do governo, da vitória esmagadora dos servidores públicos do DF.

Mas uma frase ouvida ao calor das comemorações, podem revelar um futuro não muito distante de outra batalha de Rollemberg: “Se ‘Agnulo’ que deu reajuste aos servidores, sequer foi para o segundo turno. O que se dirá de Rollemberg que tentou cancelá-lo.”, comemorava um servidor.

Mas näo foram 17 votos?

Foi tão feia a goleada que até se perdeu a contagem dos votos favoráveis. Servidores, 17 x Rollemberg, 0. Mas o que aconteceu, de acordo com publicação do TJDFT foi que inclusive o presidente do Tribunal votou favorável. “Na sequencia, votaram os demais desembargadores do Conselho Especial, inclusive o Presidente do TJDFT, totalizando 17 votos. À unanimidade, o Conselho decidiu pela inadmissão da ADI,  sem julgamento do mérito. Apenas um julgador decidiu ir além e votou, também, pela improcedência do pedido ministerial, por considerar que as leis questionadas não ferem o art. 157 da LODF.”

Atualização: 27/05/15 às 9h51

Morre Paulo Roberto Teixeira, médico referência no combate à AIDS no Brasil

Por Kleber Karpov O médico Paulo Roberto Teixeira, figura proeminente...

Lula assina decreto de reajuste em 15% do Bolsa Família

Por Kleber Karpov O presidente da República, Luiz Inácio Lula...

Primeira Turma do STF mantém condenação de Eduardo Bolsonaro

Por Kleber Karpov A Suprema Corte brasileira concluiu o julgamento...

STJ mantém condenação da ex-deputada Flordelis a 50 anos de prisão

Por Kleber Karpov A Sexta Turma do Superior Tribunal de...

SUS vai ofertar canetas emagrecedoras para pacientes com obesidade

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde confirmou que pretende...

IGESDF abre processo seletivo para enfermeiros com foco em urgência e emergência

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Força de Trabalho Médica das UTIs: Estudo aponta esgotamento emocional e burnout de médicos

Por Kleber Karpov Um levantamento de abrangência nacional revela que...

Celina Leão aciona órgãos contra fala de Lula e descarta insolvência do BRB

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão,...

Destaques

Morre Paulo Roberto Teixeira, médico referência no combate à AIDS no Brasil

Por Kleber Karpov O médico Paulo Roberto Teixeira, figura proeminente...

Lula assina decreto de reajuste em 15% do Bolsa Família

Por Kleber Karpov O presidente da República, Luiz Inácio Lula...

Primeira Turma do STF mantém condenação de Eduardo Bolsonaro

Por Kleber Karpov A Suprema Corte brasileira concluiu o julgamento...

STJ mantém condenação da ex-deputada Flordelis a 50 anos de prisão

Por Kleber Karpov A Sexta Turma do Superior Tribunal de...

SUS vai ofertar canetas emagrecedoras para pacientes com obesidade

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde confirmou que pretende...