25.5 C
Brasília
07 mar 2026 13:03

RenovaDF inicia 4º ciclo com 2,3 mil vagas e foco na reintegração de vulneráveis

Por Kleber Karpov

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), lançou nesta terça-feira (25/Nov), o quarto ciclo de 2025 do programa de qualificação profissional RenovaDF. A cerimônia ocorreu durante o Feirão do Trabalhador, na Esplanada dos Ministérios, e oficializou o início das aulas para cerca de 2,3 mil novos alunos. O projeto combina o ensino de ofícios da construção civil com a recuperação de equipamentos públicos.

A nova turma destaca-se pelo caráter inclusivo, com a incorporação de grupos em situação de alta vulnerabilidade social. O ciclo conta com a participação de 89 mulheres vítimas de violência doméstica, encaminhadas pela Secretaria da Mulher, e 65 pessoas em situação de rua, indicadas pela Casa Civil.

Rocha ressaltou a importância da iniciativa para a recolocação profissional e a dignidade dos participantes. Para o chefe do Executivo, a qualificação técnica é a principal demanda do setor empresarial atualmente.

“Esse, para mim, é o maior programa que criei dentro do meu governo. Olha que nós criamos muita coisa já por Brasília, nas diversas cidades, mas esse programa nos encanta, porque dá oportunidade a quem muitas vezes já não pensava que tinha novamente”, afirmou Ibaneis.

Estrutura da capacitação

O curso de auxiliar de manutenção possui carga horária de 240 horas, distribuídas ao longo de 90 dias, com atividades de até 20 horas semanais. A grade curricular abrange noções de carpintaria, jardinagem, elétrica, hidráulica, serralheria e alvenaria.

Além da formação teórica, os alunos aplicam o aprendizado na prática através da reforma de quadras poliesportivas, praças e parques em diversas regiões administrativas. Durante o período, os participantes recebem bolsa-auxílio, uniforme, alimentação e o material necessário para o trabalho.

Expansão do modelo

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes, anunciou a intenção de regionalizar o formato do Feirão do Trabalhador. A expectativa é levar a oferta de vagas e serviços diretamente para cidades como Ceilândia, Taguatinga e Samambaia.

A previsão é que a formatura desta turma ocorra em março, coincidindo com uma nova edição do feirão, para facilitar a entrada imediata dos egressos no mercado formal. “A gente precisa pensar e agir para as pessoas, e o RenovaDF significa isso, levar transformação e renovação para todos que participam”, disse Mendes.

Histórico

Criado em 2021, o RenovaDF já formou aproximadamente 30 mil pessoas e atuou na manutenção de mais de 2,9 mil equipamentos públicos em 30 regiões administrativas.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

RenovaDF, Qualificação Profissional, Ibaneis Rocha, Feirão do Trabalhador, Construção Civil

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos, indica estudo do Butantan

Por Kleber Karpov Um novo estudo conduzido pelo Instituto Butantan,...

SUS inicia tratamento inédito contra malária em crianças com medicamento de dose única

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou, na quinta-feira...

STF nega conversas entre ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Moraes vota por tornar Malafaia réu por ofensa ao Comando do Exército

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização de clínicas de estética no DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...

Pesquisa internacional no HRT avalia nova ferramenta para rastrear neuropatia diabética

Por Kleber Karpov A Unidade de Endocrinologia do Hospital Regional...

Destaques

MS leva unidades móveis do Agora Tem Especialistas às áreas afetadas por chuvas em Minas Gerais

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde enviou, nesta sexta-feira...

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos, indica estudo do Butantan

Por Kleber Karpov Um novo estudo conduzido pelo Instituto Butantan,...

SUS inicia tratamento inédito contra malária em crianças com medicamento de dose única

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou, na quinta-feira...

STF nega conversas entre ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Encontro marca início de nova etapa de formação em cursos técnicos da Escola de Saúde Pública do DF

Por kleber Karpov Estudantes dos quatro cursos técnicos da Escola...