Por Kleber Karpov
O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), lançou nesta terça-feira (25/Nov), o quarto ciclo de 2025 do programa de qualificação profissional RenovaDF. A cerimônia ocorreu durante o Feirão do Trabalhador, na Esplanada dos Ministérios, e oficializou o início das aulas para cerca de 2,3 mil novos alunos. O projeto combina o ensino de ofícios da construção civil com a recuperação de equipamentos públicos.
A nova turma destaca-se pelo caráter inclusivo, com a incorporação de grupos em situação de alta vulnerabilidade social. O ciclo conta com a participação de 89 mulheres vítimas de violência doméstica, encaminhadas pela Secretaria da Mulher, e 65 pessoas em situação de rua, indicadas pela Casa Civil.
Rocha ressaltou a importância da iniciativa para a recolocação profissional e a dignidade dos participantes. Para o chefe do Executivo, a qualificação técnica é a principal demanda do setor empresarial atualmente.
“Esse, para mim, é o maior programa que criei dentro do meu governo. Olha que nós criamos muita coisa já por Brasília, nas diversas cidades, mas esse programa nos encanta, porque dá oportunidade a quem muitas vezes já não pensava que tinha novamente”, afirmou Ibaneis.
Estrutura da capacitação
O curso de auxiliar de manutenção possui carga horária de 240 horas, distribuídas ao longo de 90 dias, com atividades de até 20 horas semanais. A grade curricular abrange noções de carpintaria, jardinagem, elétrica, hidráulica, serralheria e alvenaria.
Além da formação teórica, os alunos aplicam o aprendizado na prática através da reforma de quadras poliesportivas, praças e parques em diversas regiões administrativas. Durante o período, os participantes recebem bolsa-auxílio, uniforme, alimentação e o material necessário para o trabalho.
Expansão do modelo
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes, anunciou a intenção de regionalizar o formato do Feirão do Trabalhador. A expectativa é levar a oferta de vagas e serviços diretamente para cidades como Ceilândia, Taguatinga e Samambaia.
A previsão é que a formatura desta turma ocorra em março, coincidindo com uma nova edição do feirão, para facilitar a entrada imediata dos egressos no mercado formal. “A gente precisa pensar e agir para as pessoas, e o RenovaDF significa isso, levar transformação e renovação para todos que participam”, disse Mendes.
Histórico
Criado em 2021, o RenovaDF já formou aproximadamente 30 mil pessoas e atuou na manutenção de mais de 2,9 mil equipamentos públicos em 30 regiões administrativas.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.
RenovaDF, Qualificação Profissional, Ibaneis Rocha, Feirão do Trabalhador, Construção Civil










