MS leva unidades móveis do Agora Tem Especialistas às áreas afetadas por chuvas em Minas Gerais

Iniciativa busca zerar demanda por exames de imagem e reforçar assistência na Zona da Mata Mineira

Por Kleber Karpov

O Ministério da Saúde enviou, nesta sexta-feira (06/Mar/2026), unidades móveis do programa Agora Tem Especialistas para a cidade de Juiz de Fora (MG) e outros municípios da Zona da Mata Mineira, com o objetivo de reforçar a assistência à saúde da população afetada pelas chuvas. A ação inclui uma carreta com capacidade para realizar até 50 exames de imagem por dia e outras seis unidades para serviços de Atenção Primária, visando reduzir o tempo de espera e ampliar o atendimento na região.

Zerar a fila de exames em Juiz de Fora

A carreta instalada em Juiz de Fora está equipada para realizar 14 tipos de tomografia computadorizada sem contraste, abrangendo exames de pescoço, crânio e coluna. A unidade móvel, que permanecerá na cidade por um mês, tem a meta de atender a demanda reprimida de 410 pessoas que aguardam por esses procedimentos, com uma capacidade de cerca de 50 exames diários.

A aposentada Ana Roque, de 77 anos, foi a primeira paciente atendida na unidade para a realização de uma tomografia de tórax. Ela aguardava pelo procedimento desde novembro de 2025. “Fiquei muito satisfeita por conseguir realizar o exame depois de esperar tanto”, conta.

Ampliação da Atenção Primária

Além da estrutura em Juiz de Fora, os municípios de Ubá e Matias Barbosa também receberam reforços. Foram disponibilizadas cinco Unidades de Atendimento Móvel para Ubá e uma para Matias Barbosa, que devem iniciar os atendimentos na próxima semana. As estruturas oferecerão serviços essenciais como consultas médicas e de enfermagem, acompanhamento de crônicos, curativos e pré-natal.

Para apoiar a resposta à emergência, o Governo do Brasil liberou um total de R$ 16,4 milhões para as três cidades. O investimento contempla a entrega de 50 ambulâncias do SAMU 192, a carreta de exames e as seis unidades de Atenção Primária. A região também recebeu nove kits emergenciais, cada um com 32 medicamentos e 16 insumos estratégicos, capazes de atender 1,5 mil pessoas por mês.

Apoio à população

O Ministério da Saúde também flexibilizou as regras do Programa Farmácia Popular do Brasil para os moradores de Juiz de Fora, Ubá e Matias Barbosa. A medida visa facilitar o acesso gratuito a medicamentos e insumos, removendo barreiras administrativas durante o período de crise.

Profissionais da Força Nacional do SUS, incluindo médicos e enfermeiros, foram enviados para atuar de forma integrada com as equipes locais. Parte do contingente está focada no atendimento psicológico a famílias afetadas e trabalhadores que atuaram na resposta à tragédia, além de auxiliar na reorganização dos serviços de saúde municipais.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do PubliqueAI, plataforma para produção de textos jornalísticos com uso de Inteligência Artificial.

 

Frota de ambulâncias do DF passam a circular com sistema de câmeras e monitoramento

Por Kleber Karpov A frota de ambulâncias do Distrito Federal...

UPAS em construção no DF devem receber tomógrafos, indica Celina Leão

Por Kleber Karpov Em vistoria construção da UPA da Região...

PSol e Rede reivindicam vaga de vice de Leandro Grass e de suplente ao Senado

Por Kleber Karpov A Federação PSol-Rede no Distrito Federal realizará...

SUS oferece consulta gratuita no Hran para uma viagem mais segura

Por Kleber Karpov O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece...

Meningite: Distrito Federal não apresenta surto da doença

Por Kleber Karpov A Vigilância Epidemiológica do Distrito Federal informou...

Destaques

Frota de ambulâncias do DF passam a circular com sistema de câmeras e monitoramento

Por Kleber Karpov A frota de ambulâncias do Distrito Federal...

Obras da UPA de Águas Claras avançam e GDF determina inclusão de tomógrafos nas novas unidades

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progresssitas)...

UPAS em construção no DF devem receber tomógrafos, indica Celina Leão

Por Kleber Karpov Em vistoria construção da UPA da Região...

PCDF e IGESDF investigam intoxicação de 12 técnicos em Enfermagem no hospital de Santa Maria

Por Kleber Karpov Doze técnicos de enfermagem passaram mal no...

PSol e Rede reivindicam vaga de vice de Leandro Grass e de suplente ao Senado

Por Kleber Karpov A Federação PSol-Rede no Distrito Federal realizará...