Por Kleber Karpov
A médica endocrinologista Hermelinda Cordeiro Pedrosa, referência internacional no tratamento e prevenção do diabetes, recebe nesta sexta-feira (26/Set) o título de Cidadã Honorária de Brasília. A sessão solene, proposta pelo deputado distrital Fábio Felix (PSOL), ocorre no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) em reconhecimento à sua atuação na assistência médica, pesquisa, ensino e formulação de políticas públicas na capital.
Fábio Felix destacou a “atuação exemplar” da médica, que se tornou “uma das principais vozes em defesa do tratamento digno e acessível para pessoas com diabetes no Brasil”. Uma proposição anterior para a mesma homenagem, de autoria da então deputada Celina Leão em 2011, foi arquivada em 2019.
Trajetória de destaque
Natural de Campina Grande (PB), Hermelinda Pedrosa graduou-se na Universidade Federal da Paraíba e iniciou sua especialização no DF em 1982. Com uma carreira consolidada, atuou como preceptora de residência médica na Secretaria de Saúde e participou da implantação de programas de endocrinologia no Hospital Universitário de Brasília (HUB) e no Hospital Regional de Taguatinga (HRT).
À frente do Programa de Educação e Controle de Diabetes da Secretaria de Saúde, coordenou projetos que se tornaram modelo para o Ministério da Saúde, como a iniciativa “Salvando o Pé Diabético”. Pedrosa presidiu a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) entre 2018 e 2019 e atualmente ocupa a vice-presidência da entidade, além de cargos de liderança na International Diabetes Federation (IDF) e na D-Foot International.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










