Por Kleber Karpov
O Governo Federal autorizou a contratação de 6.737 novos profissionais para o quadro de professores e técnicos-administrativos das universidades federais em todo o Brasil. O anúncio foi realizado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, e representa um passo significativo no fortalecimento da rede federal de ensino superior.
Expansão do quadro
A portaria, assinada conjuntamente pelos dois ministérios, prevê a criação de mais de 1.200 cargos para professores efetivos, 249 para professores substitutos e quase 5.300 para técnicos-administrativos. Segundo o ministro Camilo Santana, a medida se soma a outras ações recentes de expansão.
“Em julho, já tínhamos autorizado a criação de 4.500 cargos para professores e técnicos dos institutos federais. Esse é o compromisso do presidente Lula para fortalecer a nossa rede federal e a expansão que estamos realizando. Investir em educação é investir no Brasil”, afirmou o ministro da Educação.
A ministra Esther Dweck destacou que, desde o início da atual gestão, o governo já autorizou a criação de 15 mil novas vagas para universidades e institutos federais. “Esse reforço mostra o compromisso com a educação e com a formação dos jovens para empregos qualificados”, declarou a ministra do MGI.
Qualificação docente
A iniciativa de expansão do quadro de servidores ocorre em paralelo a outras ações de valorização do magistério, como a Prova Nacional Docente (PND), que teve mais de um milhão de inscrições confirmadas para sua primeira edição, marcada para 26 de outubro. A avaliação, organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), visa qualificar os processos seletivos para professores da rede pública.
A PND integra o programa Mais Professores para o Brasil, instituído para fortalecer a formação, incentivar o ingresso na carreira docente e valorizar os profissionais do magistério em todo o país. O programa prevê ainda a oferta de bolsas e outras ações de apoio em parceria com bancos públicos e outros ministérios.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










