Por Kleber Karpov
A Embratur deve levar oito startups brasileiras ligadas ao setor de turismo para o Web Summit Lisboa 2025, na capital portuguesa, com a finalidade de internacionalizar soluções tecnológicas desenvolvidas no país. O evento tem início nesta segunda-feira (10/Nov) e deve se estender até quinta-feira (13/Nov), com a expectativa de receber cerca de 70 mil participantes globais. A ação da Agência de Promoção Internacional do Turismo do Brasil deve acontecer em parceria com a ApexBrasil e o Sebrae para destacar a inovação brasileira no turismo.
Programas de inovação e empresas selecionadas
As empresas escolhidas participaram dos programas de inovação “Destino Futuro” e “Pré-AceleraTur”, iniciativas coordenadas pelo EmbraturLAB, o laboratório de inovação da Embratur. As startups Bebook, Dexcap (Ribus), Compensei Sustentabilidade e Bio Fábrica de Corais devem estar presentes no evento. Completam a lista a participação das empresas Vórtex, Greenant, Neurosense e Janoo. No estande do Brasil no Web Summit, as companhias devem apresentar soluções que priorizam a sustentabilidade, o uso de dados e a criação de novas experiências para os turistas.
O objetivo central da participação destes empreendimentos no Web Summit é atrair a atenção do mercado global para as inovações brasileiras e conectar as empresas a investidores internacionais. Os representantes das startups devem cumprir uma intensa agenda de compromissos que inclui pitches (apresentações rápidas), showcases de produtos e reuniões de mentoria e de negócios. Além disso, a quarta-feira (12) tem de sediar, no estande do Brasil, um encontro de turistechs para estimular a criação de redes de contatos e a troca de experiências.
Projeção internacional e diversidade
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, afirmou que a participação no evento deve promover a inteligência brasileira internacionalmente. Ele destacou o alinhamento da agência com as tendências futuras do turismo.
“Levar nossas oito ‘turistechs’ ao Web Summit Lisboa, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, é a prova concreta de que a Embratur está alinhada com o futuro do turismo”, disse Freixo. Ele reforçou que as startups, incentivadas pelos programas do EmbraturLAB, oferecem soluções de ponta com foco em sustentabilidade, dados e novas experiências, devendo ter potencial para atrair investimento global e modernizar o setor.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, salientou o esforço do programa em propiciar a inclusão. Ele destacou que todas as regiões brasileiras têm de estar representadas na seleção e que mais de 50% das startups têm de ser lideradas por mulheres. O representante da entidade pontuou que a criatividade nacional tem de ser única e o Brasil deve se posicionar entre os cinco maiores ecossistemas de inovação representados no evento.
“A ApexBrasil mantém seu compromisso de apoiar a internacionalização dessas startups, tendo o Web Summit como uma das principais iniciativas para alcançar esse objetivo”, afirmou Jorge Viana, presidente da ApexBrasil. Ele acrescentou que o Brasil tem de abrigar mais de 20 mil startups e se configura como referência em inovação na América Latina.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










