18.5 C
Brasília
19 mar 2026 05:44

Diretor de OSs é afatasdo, novamente, da superintendência do Hospital da Criança de Brasília

Sob investigação por parte do MPDFT, MPF, TCDF e TCU, Hospital da Criança pode ficar sobre intervenção de servidores da SES-DF

Por Kleber Karpov

Na quarta-feira (5/Abr), o Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), afastou, pela segunda vez, o diretor do Instituto de Câncer Infantil e Pediatria Especializada (ICIPE) e superintendente do Hospital da Criança de Brasília José de Alencar (HCB), Renilson Rehem de Souza.

Em novembro de 2016, por força de uma Ação Civil Pública do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), o TJDFT chegou a afastar o diretor do ICIPE, Organização social responsável pela gestão do HCB, em caráter liminar. Porém, o GDF recorreu da decisão e Rehem foi reconduzido a superintendência do hospital.

Também, no início de setembro, o Ministério Público de Contas do DF (MPC-DF), ligado ao Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) havia pedido o afastamento de Rehem da condição de conselheiro do Conselho de Saúde do DF (CSDF). Na ocasião a procuradora do MPC-DF, Cláudia Pereira apontou possíveis irregularidades nos contratos entre a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) e o ICIPE, além de pedir autorização para fazer um “pente-fino” nas contas e contratos da OS.

Conflito de Interesses

O nome de Rehem está associado a uma série de problemas, a exemplo de conflitos de interesses, por figurar em situações ‘intrigantes’, como por exemplo, ser presidente do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (IBROSS) que representa 20 OSs em todo país; ser Conselheiro do CSDF na cota de gestores; ou ainda compor um Grupo de Trabalho destinado a definição dos rumos da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), como se fosse servidor da Secretaria, denúncias apuradas e publicadas por Política Distrital (PD), ao longo de 2016.

Investigações

Além de estar na mira do MPDFT e TJDFT, o nome de Rehem também figura em investigações do Ministério Público Federal (MPF), do Tribunal de Contas da União (TCU), além de figurar na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, na Câmara Legislativa do DF (CLDF), em decorrência da constituição e contratação do ICIPE, na gestão do ex-governador do DF, Agnelo Queiroz (PT), para gerir o HCB.

Vale lembrar que em relação à CLDF, o governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), chegou a discutir com o presidente da CPI da Saúde, Wellington Luiz (PMDB),  em uma discussão, por telefone (29/Set/2016), por ocasião do afastamento de Rehem do CSDF. Na ocasião, o parlamentar chegou a anunciar que denunciaria Rollemberg por obstrução às investigações da CPI.

A outra parte

Sobre a recente suspensão da gestão do Hospital da Criança, à Imprensa, de Rehem se defende ao sugerir a existência de perseguição por parte dos órgãos de controle.

Intervenção

Informações obtidas por PD, por fonte que pede para não ser identificada, aponta que uma junta de servidores da SES-DF deve ser composta para gerir o HCB durante o período de afastamento de Rehem. O prazo é de 90 dias e pode ser adiado por período de mesmo tempo.

Em tempo: O secretário de Saúde do DF, Humberto Lucena Pereira da Fonseca, em entrevista ao DFTV 2a Edição, da TV Globo, observou que embora a SES-DF não seja parte do processo, que espera que a Justiça reverta a decisão de afastamento de Rehem, para não comprometer a qualidade de atendimento do HCB, “que é uma das melhores’ da Rede.

Vale observar no entanto que em setembro de 2016, o HCB contava com uma fila no Sistema de Regulação (SISREG) de aproximadamente 17 mil crianças aguardando atendimento na unidade.

Atualização: 6/4/17 às 5h19

Justiça libera uso de imóveis públicos para garantir empréstimo ao BRB

Por Kleber Karpov O desembargador Roberval Belinati, do Tribunal de...

Mortes por câncer colorretal devem aumentar quase 3 vezes até 2030

Por Kleber Karpov Uma pesquisa realizada por instituições brasileiras e...

QualificaDF Móvel abre 1.266 vagas para cursos gratuitos

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF), por...

DF conquista primeiro lugar em ranking nacional de infraestrutura

Por Kleber Karpov O Distrito Federal alcançou a primeira posição...

Cadastro atualizado no Meu SUS Digital garante atendimento agilizado nas UBSs do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Destaques

Justiça libera uso de imóveis públicos para garantir empréstimo ao BRB

Por Kleber Karpov O desembargador Roberval Belinati, do Tribunal de...

Mobilização da Enfermagem surte efeito esperado e PEC 19 avança no Senado, afirma Jorge Vianna

Por Kleber Karpov A negociação para a votação da Proposta...

Ibaneis Rocha assina termo que destina área em Brazlândia para construção de moradias sociais

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Mortes por câncer colorretal devem aumentar quase 3 vezes até 2030

Por Kleber Karpov Uma pesquisa realizada por instituições brasileiras e...

Segurança Pública do DF testa projetos de inteligência artificial para ampliar resposta operacional

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Segurança Pública...