Por Kleber Karpov
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou, nesta segunda-feira (29/Set), uma sessão solene em homenagem a cirurgiões-dentistas e profissionais de odontologia do DF. Proposta pelo deputado distrital Jorge Vianna, a cerimônia, alusiva ao Dia do Dentista, celebrado em 3 de outubro, reconheceu o papel da categoria na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças que impactam a qualidade de vida da população.
A solenidade contou com a presença da vice-governadora Celina Leão, além de representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde do DF, do Conselho Regional de Odontologia, do Sindicato dos Odontologistas e da chefe do Serviço de Odontologia do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Érika Maurienn.
Promessas de investimento

Durante o evento, a vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas), anunciou a criação de um bloco exclusivo para atendimento odontológico no HRSM, com o objetivo de ampliar e qualificar o serviço. “Só quem já sentiu dor de dente entende a importância desse serviço. Precisamos de espaços especializados para que a odontologia cresça e atenda cada vez mais pessoas”, afirmou.
Celina Leão indicou ainda a iniciativas do GDF para melhorar as entregas à população, a exemplo de investimentos tecnológicos, a exemplo de dois processos licitatórios para a contratação de robôs cirúrgicos. E ainda, o estudo para ampliação do Hospital de Santa Maria com um bloco exclusivo para odontologia. “A gente não faz saúde sem dentista. Já temos os melhores profissionais do Brasil, agora o foco é investir em modernização de equipamentos e estrutura”, afirmou Celina.
Reconhecimento e união
O deputado distrital, Jorge Vianna (PSD), proponente da homenagem, ressaltou a importância da união entre os diferentes setores para o fortalecimento da saúde no DF. “A saúde bucal é parte fundamental e indissociável de qualquer abordagem que considere o bem-estar, a autoestima e a saúde integral das pessoas, hoje é um dia não apenas para celebrar a profissão, mas também para refletir sobre sua importância”, destacou o parlamentar.
“Marca vergonhosa”

A sessão solene também foi palco de duras críticas e cobranças por valorização e nomeação de concursados, por parte do presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Samir Najjar, classificou de “marca vergonhosa” o DF ocupar a pior unidade da federação em atendimento odontológico público.
Najjar cobrou urgência do governo na nomeação dos aprovados no concurso da SES/DF de 2022, ocasião em que afirmou ter, o DF, “marca vergonhosa de ser o pior estado em atendimento de odontologia no país”, com apenas 600 dentistas na rede pública para atender uma população de quase 3 milhões de habitantes, além de 1,5 milhão do Entorno.
Najjar ressaltou a importância das nomeações na odontologia do DF para melhorar a qualidade do atendimento odontológico na capital do país. “Temos toda a estrutura e não tem mão-de-obra. Temos os recursos e os concursados, falta só a boa vontade de nomear”, clamou Najjar, enquanto faixas na galeria do plenário reforçavam o pedido.
Piso salarial e ensino
A luta pela fixação do piso salarial nacional, em trâmite na Câmara dos Deputados, também foi pauta. O projeto de lei estabelece o valor de R$ 10.991,19 para uma jornada de 20 horas semanais. O presidente do Sindicato dos Odontólogos do DF (SODF), Wendel Teixeira, reforçou o pedido de nomeação dos aprovados, destacando o papel dos profissionais na devolução da qualidade de vida e autoestima à população.
Tecnologia e avanços
Érika Maurienn por sua vez comemorou o avanço da área, impulsionado pela tecnologia e inovação. “É uma alegria ver a odontologia evoluindo e recebendo apoio para inovar cada vez mais. Estamos unidos para fortalecer a profissão, investir em ciência e garantir que nosso conhecimento seja aplicado com excelência”, disse.
Na mesma linha, a gerente de serviços de odontologia da SES/DF, Daniela Marques, defendeu os investimentos em tecnologia. “Inovação não é um luxo, é uma ferramenta para garantir o atendimento digno, rápido e eficiente. Hoje, os 637 cirurgiões dentistas e os 553 técnicos em saúde bucal da SES/DF contam com recursos que proporcionam mais eficiência”, avaliou.
O dentista da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobradinho, Caio Leite, abordou o impacto da odontologia no bem-estar geral. “A saúde bucal vai muito além de ter um sorriso bonito. Ela influencia a alimentação, a fala, a autoestima e até previne várias doenças. Valorizar o trabalho dos dentistas é cuidar da dignidade das pessoas”, pontuou.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










