Por Kleber Karpov
Alcolumbre afirmou ser inaceitável ver “um deputado federal do Brasil, eleito pelo povo de São Paulo, lá nos Estados Unidos, instigando um país contra o meu país”, em uma aparente referência a articulações com o presidente americano Donald Trump para a aplicação de sanções contra autoridades brasileiras.
Pela primeira vez, segundo o próprio Alcolumbre, abordou a conduta do deputado, que reside no Texas. “Não dá, com todo respeito, pra eu aceitar todas essas agressões calado. Tem um nos Estados Unidos dizendo que o Donald Trump, o presidente dos Estados Unidos da América, vai enviar novas sanções ao Brasil, ao Parlamento, às autoridades, ao Judiciário, ao Executivo”, declarou.
Alcolumbre relatou um ambiente conflagrado, após o recesso e ameaças de obstrução total dos trabalhos. Para ele, o foco em temas como “impeachment de Ministro Supremo” e “anistia” impede a deliberação de questões práticas. “Está impossível tentar contornar situações como essa. Todos os dias aparece alguém com alguma ideia, criando algum problema, agredindo alguém, puxando um assunto que não é o assunto do Brasil”, desabafou.
Acorrentados
O presidente do Senado afirmou que a instabilidade impede o andamento dos trabalhos e exemplificou episódio recentes de ter encontrado “senadores acorrentados na mesa diretora” após o recesso e citou ameaças de obstrução total para impedir votações. Para Alcolumbre, o Congresso está sendo “atropelado e dragado por uma mesma conversa desde a última eleição”, com o debate sendo dominado por temas como “impeachment de Ministro Supremo” e “anistia”.
Alcolumbre lamentou ainda a impossibilidade de pautar assuntos de interesse do país, como a situação de trabalhadores terceirizados. “Está impossível tentar contornar situações como essa, porque todos os dias aparece alguém com alguma ideia, criando algum problema, criando algum transtorno, agredindo alguém, puxando um assunto que não é o assunto do Brasil”, concluiu.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










