19.5 C
Brasília
20 mar 2026 20:40

Coronavírus: MPDFT acompanha ações de contingência e prevenção

A Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão requisita ações mais efetivas das secretarias de Saúde e de Educação para a prevenção e a higienização no combate ao novo Coronavírus

O Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) formou um grupo de trabalho para acompanhar as medidas adotadas no Distrito Federal para a contenção do novo Coronavírus (Covid-19). Na tarde desta sexta-feira, 13 de março, procuradores e promotores de Justiça que atuam nas áreas de saúde, educação, patrimônio público, idoso, meio ambiente e sistema prisional se reuniram para traçar os planos de articulação.

Um ofício foi enviado ao secretário de Saúde, Osnei Okumoto, com questionamentos sobre o fluxo de atendimento nas unidades de saúde e as condições do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) para enfrentar os casos, unidade pública onde os casos suspeitos e confirmados estão sendo centralizados. O Ministério Público também pediu que sejam intensificadas as ações de comunicação para a sociedade.

Outro pedido foi a imediata compra de insumos de higiene para as escolas. De acordo com a Promotoria de Justiça de Defesa da Educação (Proeduc), dentre os desafios a serem enfrentados no âmbito das escolas do DF estão a falta de insumos básicos de higiene, como sabão e sabonete, papel toalha e álcool em gel. Inclusive, foi expedida uma recomendação nessa sentido. Leia mais.

Promotores que atuam com o acompanhamento do sistema prisional e unidades de internação defenderam a necessidade de medidas voltadas para esse público. O MPDFT estuda, ainda, medidas para que as audiências com réus presos sejam realizadas por meio de videoconferências. A Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso destacou, ainda, a importância dos cuidados com a propagação da doença entre idosos abrigado e hospitalizados. Na próxima semana, será realizada reunião com a Secretaria de Desenvolvimento Social para tratar a questão.

De acordo com o procurador Distrital dos Direitos do Cidadão, José Eduardo Sabo: “Essa pandemia deve ser enfrentada sob dois pilares: prevenção e higienização. Havendo, a todo momento, uma conscientização das pessoas que devem ser responsáveis não só por elas, mas por todos os outros”, destacou.

Fonte: MPDFT

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Dentistas em UTIs ajudam a prevenir infecções e podem salvar vidas

Por Kleber Karpov A atuação de cirurgiões-dentistas em Unidades de...

Destaques

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Ministério da Saúde se reúne com Banco dos BRICS para avançar implantação da rede nacional de hospitais inteligentes

Por Kleber Karpov O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cumpriu...

Estudante de Planaltina assume Secretaria de Justiça e Cidadania por um dia e vivência rotina de gestão

Por Kleber Karpov A estudante Ana Luísa Silva Pereira, de...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...