19.5 C
Brasília
03 abr 2026 10:56

Alexandre de Moraes aumenta restrição para voos de drones na casa de Bolsonaro

Medida atende pedido da Polícia Militar para ampliar segurança na área onde ex-presidente cumpre prisão domiciliar

Por Kleber Karpov

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aumentou nesta quinta-feira (02/Abr) para 1 quilômetro a área de restrição para voos de drones nas proximidades da casa do ex-presidente Jair Bolsonaro, em Brasília. A decisão foi tomada após um pedido da Polícia Militar para reforçar a segurança no local, onde Bolsonaro cumpre um período de 90 dias de prisão domiciliar.

Pedido para reforço na segurança

A solicitação para ampliar a zona de exclusão aérea foi realizado, na manhã desta quinta-feira (02/Abr), por parte Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), instituição responsável por garantir a vigilância da residência. Segundo o órgão, a medida era necessária para aumentar a segurança e coibir o monitoramento indevido da propriedade.

A nova regra expande uma determinação anterior do próprio ministro, emitida na semana passada, que proibia voos de drones em um raio de 100 metros da casa. Aquela decisão já previa a prisão de quem desrespeitasse a ordem.

Fundamentação do ministro

Ao deferir o pedido, Moraes considerou a recomendação do Batalhão de Aviação Operacional (BavOp) como adequada. “Mostra-se adequada a recomendação do BavOp pela ampliação do perímetro de restrição para o raio mínimo de 1 quilômetro, compatível com a realidade operacional e com o nível de proteção exigido no caso concreto”, pontuou o ministro.

Jair Bolsonaro cumpre pena definitiva de 27 anos e três meses de prisão. A sentença foi proferida no âmbito da ação penal que apurou a chamada trama golpista.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

BRB pede ao STF que delações reservem recursos para cobrir prejuízos

Por Kleber Karpov O Banco de Brasília (BRB) solicitou ao...

Vacinação contra Influenza segue disponível no HUB para grupos prioritários

Por Kleber Karpov O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), gerenciado...

Casos de influenza A continuam a crescer no Brasil, diz Fiocruz

Por Kleber Karpov O número de casos de influenza A...

Mais Médicos abre inscrições até 8 de abril

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde anunciou, em 02/Abr,...

Ministério da Saúde registra novo caso de sarampo no Rio de Janeiro

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde confirmou, nesta quarta-feira...

Reforço no transporte público amplia atendimento entre Arapoanga e Plano Piloto

Por Kleber Karpov A Secretaria de Transporte e Mobilidade do...

Destaques

BRB pede ao STF que delações reservem recursos para cobrir prejuízos

Por Kleber Karpov O Banco de Brasília (BRB) solicitou ao...

Vacinação contra Influenza segue disponível no HUB para grupos prioritários

Por Kleber Karpov O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), gerenciado...

MPF quer acesso a laudos de mortos na Operação Contenção realizada por Claudio Castro no Rio de Janeiro

Por Kleber Karpov O Ministério Público Federal (MPF) no Rio...

Casos de influenza A continuam a crescer no Brasil, diz Fiocruz

Por Kleber Karpov O número de casos de influenza A...

Mais Médicos abre inscrições até 8 de abril

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde anunciou, em 02/Abr,...