Por Kleber Karpov
O Governo do Distrito Federal (GDF), na qualidade de acionista controlador do Banco de Brasília (BRB), encaminhou um projeto de lei à Câmara Legislativa do DF (CLDF). nesta sexta-feira (20/Fev). A medida busca autorização para a realização de uma garantia de capital na instituição, com o objetivo de fortalecer sua estrutura patrimonial e assegurar a continuidade dos serviços prestados à população.
A proposição legislativa autoriza a recomposição, o reforço e a ampliação do patrimônio líquido e do capital social do banco. O documento, protocolado em 20 de fevereiro, também contempla a realização de garantia patrimonial de bens para assegurar a adequada estrutura de capital da instituição financeira.
A iniciativa faz parte de um plano de capital mais amplo, que se soma a outras medidas já implementadas pela nova diretoria do BRB. O foco principal dessas ações é garantir a liquidez e o fortalecimento do capital do banco.
Estratégia de ação
O objetivo prioritário da gestão é assegurar a robustez dos indicadores financeiros da instituição. A continuidade dos serviços prestados à sociedade é tratada como um ponto central, com o banco destacando que a proteção do BRB impacta diretamente a vida de milhões de brasilienses.
A execução da proposta, caso aprovada, seguirá as normas do Conselho Monetário Nacional e do Banco Central. As futuras medidas também deverão observar a legislação aplicável às instituições financeiras e às alienações de bens públicos, além dos princípios de legalidade, eficiência e transparência.
O BRB informou que segue operando normalmente, com solidez, transparência e governança reforçada. A instituição mantém diálogo constante com o Banco Central e demais órgãos de controle, comprometendo-se a manter uma comunicação transparente com o mercado e a sociedade sobre os trâmites na CLDF e a implementação do plano.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











