19.5 C
Brasília
06 dez 2025 02:35

Vigilância ambiental realiza bloqueio químico contra dengue em terminais de transporte do DF

Ação utiliza técnica de borrifação residual com efeito prolongado para reduzir circulação do vetor em locais de grande fluxo

Por Kleber Karpov

O Governo do Distrito Federal (GDF) executou, na manhã deste sábado (29), uma operação de aplicação de inseticida na Rodoviária do Plano Piloto e em estações do metrô. A iniciativa da Secretaria de Saúde (SES-DF) utilizou a técnica de borrifação residual intradomiciliar (BRI) com o objetivo de eliminar o mosquito Aedes aegypti e conter a transmissão de arboviroses em áreas de grande circulação de pessoas.

A tecnologia empregada cria uma película protetora nas paredes internas das edificações, o que elimina os vetores que pousam nessas superfícies. O produto químico apresenta baixa toxicidade para humanos e animais domésticos e mantém sua eficácia por até 90 dias. A operação contou com 12 agentes de vigilância ambiental equipados com pulverizadores costais elétricos, que otimizam a aplicação e reduzem o desperdício da substância.

Produto aplicado repele e elimina mosquitos, dura até 90 dias e apresenta baixa toxidade para humanos e animais domésticos | Foto: Matheus Oliveira/Agência Saúde-DF

Redução de riscos

A escolha dos locais considera o alto fluxo de passageiros como fator crítico para a disseminação de doenças. O bloqueio químico nesses pontos estratégicos visa diminuir a densidade do mosquito adulto. Anderson Leocadio, chefe do Núcleo de Controle Químico e Biológico da SES-DF, destacou que a medida é essencial para reduzir a presença do vetor e os riscos de transmissão viral nesses ambientes.

Estratégia integrada

A borrifação integra um conjunto de ações complementares que incluem inteligência epidemiológica e o uso de tecnologias de monitoramento. Ao longo do ano, as equipes de vigilância realizaram 58 aplicações da técnica BRI, com foco prioritário em escolas e unidades de saúde. A diretora de Vigilância Ambiental, Kenia Cristina de Oliveira, reforçou que a ação visível é sustentada por uma malha complexa de controle vetorial no Distrito Federal.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Destaques

Vigilantes articulam votação de projeto sobre aposentadoria especial na próxima terça-feira (9)

Por Kleber Karpov A inclusão do Projeto de Lei Complementar...

PL de Ana Paula Brandão na Câmara defende exame de proficiência obrigatório para Enfermagem

Por Kleber Karpov O debate sobre a segurança do paciente...

Cofen e Frente Parlamentar articulam inclusão de técnicos e auxiliares no plenário da autarquia

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e...

Ibaneis Rocha reúne administradores regionais e destaca legado de gestão em almoço oficial

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha (MDB) recebeu os...

Atenção Primária: Médico de família coordena assistência em 172 Unidades Básicas de Saúde do DF

Por Kleber Karpov A rede pública de saúde do Distrito...