65ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão atende 4 mil pessoas em Água Quente

Ação da Sejus-DF concentra serviços de saúde, emissão de documentos e assistência social na região administrativa

Por Kleber Karpov

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) realizou, nesta sexta-feira (28) e sábado (29), a 65ª edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão na região administrativa de Água Quente. A iniciativa reuniu mais de 4 mil moradores no Condomínio Residencial Dom Francisco e ofertou serviços públicos, atendimentos de saúde e atividades culturais para a comunidade local.

O evento disponibilizou uma estrutura para a resolução de demandas administrativas e de documentação. A população teve acesso à emissão de carteiras de identidade nacional por meio da carreta da Polícia Civil, além de serviços do Na Hora e atendimentos de assistência social.

A programação incluiu cuidados voltados à saúde preventiva, com aferição de pressão e exames rápidos. Para o público infantil, houve atividades lúdicas, brinquedos e distribuição de alimentos, enquanto o público idoso participou de atividades físicas por meio do programa Viver 60+.

Assistência materno-infantil e animal

A edição contemplou ações específicas para grupos vulneráveis. O programa Nasce uma Estrela atendeu mais de 100 mulheres, entre gestantes e mães de recém-nascidos, com palestras sobre amamentação e primeiros socorros ministradas por especialistas. Ao final, as participantes receberam kits de enxoval produzidos nas oficinas da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap/DF).

No segmento de proteção animal, a Secretaria de Proteção Animal (Sepan-DF) realizou a vacinação e o cadastro para a castração de animais domésticos. Durante os dois dias de evento, 168 animais entraram na lista para o procedimento cirúrgico gratuito.

“Já realizamos mais de 500 mil atendimentos em todo o Distrito Federal, aproximando o governo da população e transformando realidades”, afirmou Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania.

Balanço

Esta foi a segunda passagem do programa pela região de Água Quente. A ação integra a política de descentralização dos serviços públicos do Governo do Distrito Federal, com o objetivo de facilitar o acesso da população a direitos básicos sem a necessidade de grandes deslocamentos.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do PubliqueAI, plataforma para produção de textos jornalísticos com uso de Inteligência Artificial.

Justiça do DF manda Virginia Fonseca apagar publicidade irregular de bets

Por Kleber Karpov A Justiça do Distrito Federal determinou que...

PT aciona TSE contra fake news de Flávio Bolsonaro sobre urnas eletrônicas

Por Kleber Karpov A Federação Brasil da Esperança (Fé Brasil),...

Anvisa manda apreender lotes de azeite e doces; veja de quais marcas

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Ouvidoria do MPDFT capacita equipe do Disque 100 sobre violência policial

Por Kleber Karpov O ouvidor do Ministério Público do Distrito...

Frota de ambulâncias do DF passam a circular com sistema de câmeras e monitoramento

Por Kleber Karpov A frota de ambulâncias do Distrito Federal...

Destaques

Justiça do DF manda Virginia Fonseca apagar publicidade irregular de bets

Por Kleber Karpov A Justiça do Distrito Federal determinou que...

PT aciona TSE contra fake news de Flávio Bolsonaro sobre urnas eletrônicas

Por Kleber Karpov A Federação Brasil da Esperança (Fé Brasil),...

Anvisa manda apreender lotes de azeite e doces; veja de quais marcas

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Ouvidoria do MPDFT capacita equipe do Disque 100 sobre violência policial

Por Kleber Karpov O ouvidor do Ministério Público do Distrito...

MPDFT atua para prevenir candidaturas fictícias e violência política de gênero nas eleições de 2026

Por Kleber Karpov O Ministério Público do Distrito Federal e...