Por Kleber Karpov
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou, nesta segunda-feira (24/Nov), uma sessão solene em comemoração ao cinquentenário do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF). A cerimônia, proposta pelo deputado Jorge Vianna (PSD), exaltou a trajetória da autarquia, responsável pela fiscalização e regulação do exercício profissional de cerca de 75 mil inscritos na capital federal.
O evento reuniu conselheiros, sindicalistas e servidores para rememorar a evolução da entidade, que iniciou as atividades em uma pequena sala de atendimento e hoje ocupa sede própria na Asa Norte. O “jubileu de ouro” serviu como palco para debates sobre a valorização da categoria e a importância do rigor técnico na assistência à saúde.
Papel institucional
Em discurso, Jorge Vianna, que também integra o quadro de conselheiros da atual gestão, definiu a enfermagem como a essência do sistema de saúde. O parlamentar destacou a função do conselho como garantidor da segurança tanto para os profissionais quanto para a sociedade.
“Ao celebrar o cinquentenário do Coren-DF, exaltamos uma linda jornada de meio século de cuidado, de luta, de ciência e de compromisso inabalável com a Saúde da nossa capital. Refiro-me, em primeiro lugar, à Saúde, porque a missão do Coren é zelar pelo exercício profissional da Enfermagem, que tem como objetivo final proteger a sociedade como um todo”, afirmou o parlamentar.
Vianna ressaltou ainda conquistas recentes fruto de articulação política e institucional, como a implementação do piso nacional da categoria e a garantia legal para que enfermeiros prescrevam medicamentos mediante protocolos.
Desafios e gestão
O presidente do Coren-DF, Elissandro Noronha, enfatizou o legado deixado pelas 14 gestões que conduziram a autarquia ao longo das cinco décadas. Segundo ele, o crescimento do número de inscritos reflete a organização da classe, que hoje ocupa espaços de decisão política, exemplificados pelos mandatos de Vianna e da deputada Dayse Amarilio (PSB).
Noronha apontou as prioridades da atual administração, focada no investimento em fiscalização e na ética profissional. “Queremos também a maturidade classista dos profissionais”, declarou o presidente.
Representatividade feminina

A diretora do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF) e conselheira do Coren-DF, Josy Jacob, aproveitou a oportunidade para provocar uma reflexão sobre a equidade de gênero na liderança da autarquia. Ela observou que, apesar de ser uma profissão majoritariamente feminina, apenas cinco mulheres presidiram o conselho desde 1975, sendo a última gestão feminina encerrada em 2011.
Jacob também elencou avanços práticos nas condições de trabalho, como a substituição de poltronas por beliches nos espaços de descanso da rede privada, equiparando o repouso da enfermagem ao de outras categorias da saúde.
Unidade das entidades
A necessidade de atuação conjunta entre sindicatos, conselho e associações foi defendida por Kennedy Feliciano, diretor da Associação Brasileira de Enfermagem Seção Distrito Federal (ABEn-DF). Para o dirigente, a complementaridade entre as instituições fortalece o Sistema Único de Saúde (SUS) e a qualidade do atendimento à população.
O ex-presidente do Coren-DF e atual tesoureiro do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Gilney Guerra, reforçou que a evolução da autarquia beneficia diretamente a sociedade assistida, ao manter a vigilância sobre a ética e a disciplina profissional.
Ao final da solenidade, a CLDF entregou moções de louvor a personalidades que contribuíram para a história da instituição.
Confira a sessão na íntegra
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










