Por Kleber Karpov
O governador Ibaneis Rocha assinou, nesta quinta (9), o decreto que cria a Secretaria da Juventude do Distrito Federal. O novo órgão, que antes fazia parte da Secretaria da Família e Juventude, terá como titular o empresário André Kubitschek, de 32 anos. Com a nova disposição, as pastas passam a ter mais autonomia e eficiência para traçar políticas públicas, repetindo uma promessa que, ironicamente, ressurge sempre que o GDF decide fundir ou desmembrar secretarias.
Promessa de Eficiência
Durante a solenidade, o chefe do Executivo destacou o Jovem Candango como um dos principais programas voltados para a juventude no DF, com disponibilização de vagas de estágio remunerados, dentro do GDF, para jovens de 14 a 22 anos, e conta com um aporte de R$ 55 milhões do governo.
“Um dos programas mais belos que o Governo do Distrito Federal tem é o Jovem Candango. Tenho muita admiração pelo trabalho que vocês jovens fazem nas nossas secretarias estagiando ali, recebendo uma bolsa-auxílio e dando oportunidade, dando futuro. Uma das maiores preocupações que temos é gerar emprego e renda no DF”, disse Rocha.
O governador também lembrou outras ações deste GDF de desenvolvimento da capital federal como um todo. Citou os próximos projetos em execução, como o lançamento do edital das duas novas pontes —) Barragem do Descoberto e QL 28 do Lago Sul —, as obras de expansão do Metrô de Samambaia, o edital da ampliação das estações de Ceilândia, a fase final da licitação da reforma do Teatro Nacional Claudio Santoro e a inauguração do Autódromo de Brasília, prevista para 30/Nov com uma etapa da Stock Car.
“A gente trabalha no sentido de consolidar essa capital com muitos investimentos, principalmente, fazendo aquilo que o Juscelino queria para o Brasil, que era transformar a capital da República num elo de ligação do país. Graças a Deus, isso está acontecendo com uma força muito grande e a capital se consolida a cada momento. Nós fizemos um trabalho que é reconhecido pela população da nossa cidade, destravando projetos”, complementou Rocha.
Desafio do Emprego Jovem
A criação de secretarias específicas para Família e Juventude permite que o governo amplie o foco e a eficiência das ações. Com estruturas e orçamentos próprios, as novas pastas podem planejar políticas de forma mais técnica e direcionada, fortalecendo vínculos familiares e promovendo oportunidades para os jovens, um ideal que, a julgar pela taxa de desemprego, precisa de mais que autonomia administrativa para ser plenamente alcançado.
A vice-governadora Celina Leão celebrou o gesto, citando o avô de André Kubitschek. “Como primeira secretária de Juventude do Distrito Federal, é uma alegria ver a recriação dessa pasta tão importante. Este passo representa a renovação do nosso compromisso com o futuro da capital, em sintonia com o legado visionário de Juscelino Kubitschek, que construiu Brasília inspirada na força e na esperança das novas gerações. Agradeço imensamente a André Kubitschek por aceitar a missão de conduzir essa secretaria, trazendo consigo o exemplo do avô e a determinação necessária para fortalecer políticas públicas voltadas à nossa juventude”, afirmou a vice-governadora.
O novo secretário, André Kubitschek, iniciará os trabalhos com foco nos programas Pró-Jovem Digital e Jovem Candango. “Assumo essa pasta ciente das necessidades específicas que exigem prioridade máxima, metas claras para potencializar e fortalecer a nossa juventude. Temos que erradicar o desalento econômico e reerguer o ânimo dos jovens. Queremos também reforçar e dar continuidade aos programas para que a nova geração ingresse no primeiro emprego de forma prática”, destacou o novo secretário.
Retomada e Dívidas
O ex-titular da pasta, Rodrigo Delmasso, agora secretário da Família, ressaltou avanços do GDF no segmento. “Tenho a honra de entregar a pauta da juventude que, este governo, colocou no primeiro escalão desde 1° de janeiro de 2019”, disse. Delmasso lembrou a retomada do Conselho da Juventude (Conjuve-DF), que ficou 13 anos desativado no Distrito Federal. “É o primeiro conselho com conselheiros eleitos com votos diretos para representar a juventude da nossa cidade”, afirmou.
O secretário da Família adiantou os próximos passos na atual pasta, focados em um problema paradoxalmente crescente na capital que mais investe: “Sabemos que as famílias brasileiras passam por dificuldades muito grandes, então semana que vem vamos estar nas ruas para entregar uma cartilha para ensinar a cada família a administrar seus recursos. Não podemos aceitar que o DF tenha o maior endividamento da nação das famílias”.
A criação da nova secretaria acompanha os avanços dos jovens no mercado de trabalho. Boletim Juventude e Mercado de Trabalho, elaborado pelo IPEDF e pelo Dieese, mostrou que, em 2024, a taxa de desemprego entre pessoas de 15 a 29 anos foi de 28,7%. O recuo veio com uma maior inserção produtiva: 69,3% dos jovens estavam ativos no mercado, índice superior ao de 2023 (67,9%). O nível de ocupação juvenil registrou crescimento de 3,3% em relação a 2023, com destaque para os jovens de 18 a 24 anos, que tiveram aumento de 5,6%.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










