19.5 C
Brasília
06 dez 2025 01:33

Impedido de ir aos EUA, Padilha critica restrição de visto e ataca negacionismo

Ministro defende vacinas e cooperação e alfineta EUA sobre surto de sarampo

Por Kleber Karpov

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, criticou duramente o governo dos Estados Unidos, nesta segunda-feira (29/Set), após ser impedido de participar presencialmente de um evento da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) em Washington devido a restrições em seu visto. Por videoconferência, no 62º Conselho Diretor da entidade, Padilha atacou o que chamou de “negacionismo” de líderes governamentais e defendeu a cooperação internacional para combater doenças e a desinformação.

Em um recado direto, o ministro ponderou sobre a decisão norte-americana. “Não precisamos de restrição a autoridades, nem bloqueios a países. O que precisamos é restringir as doenças, como o sarampo que se espalha a partir da América do Norte”, afirmou. Ele garantiu que a medida não limitará a circulação de ideias do Brasil. “Podem impor tarifas abusivas, mas não vão impedir nossa vocação para a cooperação entre os povos das Américas.”

Críticas ao negacionismo

Padilha associou a desinformação à perda de vidas durante a pandemia de covid-19 e defendeu mais recursos para a ciência. “Nada impedirá o Brasil de agir diante do negacionismo. Quando o negacionismo é impulsionado por líderes de governo, vimos isso na pandemia da covid-19, milhares de vidas e a unidade entre as nações são perdidas”, disse. “Por isso, precisamos agir diante dos cortes em programas de vacinação e de pesquisas, um retrocesso para a ciência, uma ameaça à vida.”

O ministro também classificou como inadmissível a negação dos impactos das mudanças climáticas sobre a saúde e convidou as autoridades internacionais para a 30ª Conferência do Clima (COP30), que ocorrerá em novembro, em Belém.

Políticas de Saúde no Brasil

Em contraponto às críticas, Padilha destacou avanços do Brasil, como a retomada do aumento da cobertura vacinal após seis anos de quedas. Ele ressaltou a duplicação do programa Mais Médicos, que, segundo ele, garantiu profissionais na atenção primária “especialmente nas regiões mais pobres”.

O ministro também mencionou o programa Agora Tem Especialistas, focado na redução de filas no Sistema Único de Saúde (SUS), e informou à Opas sobre a redução da transmissão vertical do HIV e a queda de 75% no número de mortes por dengue neste ano. Ao final, Padilha convocou pesquisadores e empresas de vacinas de RNA mensageiro a atuarem no Brasil. “As portas do Brasil estão abertas à ciência e à inovação”.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Destaques

Vigilantes articulam votação de projeto sobre aposentadoria especial na próxima terça-feira (9)

Por Kleber Karpov A inclusão do Projeto de Lei Complementar...

PL de Ana Paula Brandão na Câmara defende exame de proficiência obrigatório para Enfermagem

Por Kleber Karpov O debate sobre a segurança do paciente...

Cofen e Frente Parlamentar articulam inclusão de técnicos e auxiliares no plenário da autarquia

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e...

Ibaneis Rocha reúne administradores regionais e destaca legado de gestão em almoço oficial

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha (MDB) recebeu os...

Atenção Primária: Médico de família coordena assistência em 172 Unidades Básicas de Saúde do DF

Por Kleber Karpov A rede pública de saúde do Distrito...