25.5 C
Brasília
05 dez 2025 17:38

Congestionamento: População desaprova mudanças no trânsito de Taguatinga e CLDF propõe fazer audiência pública

Desde o dia 4 de junho, data de início da mudança no trânsito em Taguatinga, que a Ouvidoria da Câmara Legislativa do DF (CLDF) tem recebido centenas de reclamações da população do DF. O trânsito foi alterado e a avenida Samdu segue, agora, de Taguatinga Sul para o Taguacenter, enquanto a Comercial faz o trajeto contrário.

Com a reclamação maciça da população, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) entrou com ação na Justiça, na sexta-feira (4), para pedir a anulação da mudança de sentido nas avenidas Samdu e Comercial, em Taguatinga. Segundo o MP, as alterações trazem impactos ambientais e não foram divulgadas para que a população se preparasse para a mudança.

De acordo com a promotora de Defesa da Ordem Urbanística, do MPDFT, Selma Leão Godoy, o governo não apresentou provas que justifiquem a mudança no trânsito.

A deputada Celina Leão, presidente da CLDF, recebeu inúmeras reclamações e críticas à medida adotada pelo governo do DF, por telefone, inclusive com vídeos que comprovam os congestionamentos no local.

mapa

Celina esteve nesta segunda-feira (13), no MPDFT, onde esteve em reunião com a promotora, Selma Godoy, para discutir o tema que está afligindo os brasilienses.  “Em não posso ficar insensível a uma situação como esta. Vamos fazer uma audiência pública ou uma comissão geral para discutir o assunto. Convidarei as promotoras públicas do MPDFT para ouvi-las, assim como representantes do Detran-DF e da Secretaria de Mobilidade (Semob) para esclarecer se o trânsito vai permanecer este caos ou se tem uma nova mudança. Ouviremos também a população. Acho que é importante ouvir todos”, garante Celina.

A presidente da CLDF destaca a importância do debate neste momento e prevê que ele possa acontecer ainda neste mês, antes do encerramento dos trabalhos legislativos do semestre. “Eu não consegui entender a mudança. Fiquei impressionada com os vídeos que vi e com os depoimentos de quem enfrenta o congestionamento desde o dia da alteração”, sublinhou Celina.

A parlamentar lembrou ainda, que em seu primeiro mandato, 2007/2010, participou de duas audiências públicas na CLDF, que já tratavam do tema. “Todos foram contra. A população foi contrária”, relembrou.

Foi um abaixo-assinado com mais de três mil assinaturas de moradores e comerciantes de Taguatinga, na quarta-feira (8), provocou o MP a entrar com a ação, assim como o possível impacto que as modificações no trânsito podem trazer ao meio ambiente. “Nossa preocupação é principalmente do ponto de vista ambiental. Como o fluxo de veículos vai aumentar muito, hoje são 60 mil, e está previsto que aumente para 80 mil, isso vai trazer mais barulho e poluição”, disse Selma Godoy.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...