27.5 C
Brasília
29 abr 2024 16:52


Maria Ivatônia, desembargadora do TJDFT, recebe Título de Cidadã Honorária de Brasília

Maria Ivatônia recebeu homenagem com discurso contra o racismo e em defesa das mulheres

“Nós mulheres podemos estar em qualquer lugar”, ressaltou a Desembargadora Maria Ivatônia do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), nesta quarta-feira, 10/4, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), durante solenidade em que recebeu o Título de Cidadã Honorária de Brasília.

A proposta da homenagem foi do Deputado Distrital Jorge Vianna, que, na fala de abertura do evento, ressaltou o mérito da Desembargadora por sua atuação na Justiça do Distrito Federal. “Ela é digna de todo reconhecimento público e conquistou, mediante trabalho persistente e eficaz em prol da coletividade, o título que hoje lhe é conferido pelo Poder Legislativo Distrital”, disse.

1º Vice-Presidente do TJDFT, Desembargador Ângelo PassareliNa ocasião, o 1º Vice-Presidente do TJDFT, Desembargador Ângelo Passareli, representando o Presidente do Tribunal, Desembargador Cruz Macedo, disse a colega de trabalho palavras de muita admiração e respeito. “Há de se destacar essa personalidade que não se dobra, sua luta contra a discriminação e o racismo estrutural. A Desembargadora é uma pessoa muito firme nos seus entendimentos, compreensões da vida e da norma jurídica, e tem o poder de se autocorrigir se achar necessário. É uma pessoa de mente e coração aberto. Quero parabenizá-la mais uma vez por ser a agraciada e dizer que sua vida ainda será muito frutífera”, felicitou o 1º Vice-Presidente.

Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE/DF), Desembargador Roberval Belinati discursandoO Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE/DF), Desembargador Roberval Belinati, também destacou a luta da Desembargadora Maria Ivatônia contra o racismo e a discriminação, e parabenizou a magistrada pela “justíssima homenagem que a Casa do povo apresenta a Vossa Excelência em nome dos três  milhões de brasileiros que vivem aqui no DF”.

Emocionada com a presença de familiares, amigos, equipe de trabalho e alunos, a magistrada homenageada, que foi a primeira mulher negra a tomar posse como Desembargadora na história do TJDFT, falou também sobre a luta de mulheres e pessoas negras por reconhecimento, respeito e igualdade em nosso país, e defendeu a presença de mulheres em todos os lugares que desejarem estar, “seja um cargo público, uma corporação militar ou em competição esportiva”.

Foto da Desembargadora Maria Ivatônia“Convido a todos a sonhar o mesmo sonho que sonho. Começa pelo verbo esperançar, de fazer a nossa parte, no sentido de eu ter uma postura ativa e crítica comigo mesmo também. Pouco me adianta dizer que lutamos por igualdade, se não procuro dar a mão à pessoa que está do meu lado e fazer com que aquela pessoa deixe aquela situação de subalternidade. Agradeço a todos. É com muita humildade e gratidão que recebo esse título. E prometo que vou honrá-lo!”, finalizou a Desembargadora, agora, oficialmente Cidadã Honorária de Brasília.

A mesa de autoridades da cerimônia foi composta, ainda, pelo Presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem), Raul Canal; o Chefe de Estado-Maior da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Coronel Antunes; a Presidente da Caixa de Benefícios da PMDF, Coronel Maria Costa; e a Coronel Helen Ramalho de Oliveira, representando o Corpo de Bombeiros Militar do DF.

Os Desembargadores do TJDFT Sérgio Rocha, 2º Vice-Presidente da Corte, Hector Valverde e Maria de Lourdes Abreu, além da Juíza de Direito de Turma Recursal Maria Isabel da Silva também prestigiaram a cerimônia.

Acesse o Flickr da CLDF e confira as fotos da solenidade.

SourceTJDFT

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever