27.5 C
Brasília
29 abr 2024 14:36


Livro “Viagem ao Sul da Bahia”, do artista Tadeu Oliveira, retrata paisagens, histórias e a cultura da região de Porto Seguro em desenhos aquarelados

O arquiteto e artista Tadeu Oliveira acaba de lançar o caderno de viagens “Viagem ao Sul da Bahia”, que retrata a chamada Costa do Descobrimento em desenhos aquarelados e versão trilíngüe. O resgate histórico parte do encontro das culturas indígena, europeia e africana em uma das regiões turísticas mais visitadas do Brasil, que recebe cerca de 900 mil visitantes todos os anos.

Chega ao público a obra  “Viagem ao Sul da Bahia – um caderno de viagem”, uma edição trilíngue, com desenhos aquarelados acompanhados de informações, curiosidades, impressões e dicas preciosas para quem quiser embarcar numa viagem à região turística, terra dos povos pataxó e palco da chegada dos portugueses no Brasil, em 1500. A região é uma das mais visitadas da Bahia que recebe cerca de 6,5 milhões de visitantes do Brasil e do mundo na alta temporada, segundo a Secretaria de Turismo do estado. 

Foto: Divulgação

Fruto do prazer do autor em pintar ao ar livre durante suas viagens, este roteiro reproduz um modelo de “carnet de voyage” e a arte do “sketchbook”, modalidade de desenho de observação que reúne artistas e viajantes em várias regiões do Brasil e do mundo. A obra do arquiteto e aquarelista Tadeu Oliveira foi produzida durante suas viagens à Costa do Descobrimento e parte da Costa das Baleias, na Bahia. O texto fornece informações históricas, geográficas e curiosidades dos locais visitados. A região é imensa e rica em culturas, sabores e anedotas. Da perspectiva de um brasileiro que retorna a Portugal pelas referências encontradas na região, o livro aborda impressões e traz referências para viajantes e amantes do turismo, da gastronomia, da música e das artes.

“O livro é uma oportunidade de confrontarmos passado e presente ao retratar uma região tão emblemática para a nossa história quanto atual para nossa representatividade enquanto brasileiros”, afirma o autor. A edição é trilíngue, em português, inglês e francês.

Sobre Tadeu Oliveira – Nascido em Goiânia (GO) e morador de Brasília desde a adolescência,  Tadeu Almeida de Oliveira formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília e criou filhos e netos na capital. Dedicou anos a estudos sobre o desenvolvimento urbano do DF. Membro da Academia de Artes e Letras de Itaberaí (GO), passou a dedicar-se a aquarelas em 2018. Gosta de viajar pelo Brasil e exterior retratando paisagens urbanas e naturais em seus cadernos de sketches. Francófono, morou em Toulouse, França. Daí ter decidido pelo texto desse “cahier de voyage” também em língua francesa, além da inglesa, para que mais aquarelistas e sketchers através do mundo possam conhecer uma produção brasileira nesse estilo. Bem como, para que mais artistas e viajantes brasileiros se inspirem nesse tipo de relato, já reconhecido em outros países.

Sobre a obra

Foto: Divulgação

Tadeu utiliza desenhos e croquis aquarelados. Os ângulos eleitos para suas pinturas são compartilhados com os leitores, ora em detalhes, ora em panoramas paradisíacos, em uma escolha de cores vibrantes, que sugerem visualmente até a temperatura do momento. A suavidade da técnica de aquarela reforça a ideia de movimento e convida leitores a embarcar como passageiros para presenciar as cenas e os locais visitados. O mar é o elemento mais recorrente, quase companheiro de viagem, ilustrado pelo autor em várias perspectivas, da terra para o horizonte ou mesmo de um barco no Oceano para o Monte Pascoal, vivenciando potencialmente a mesma vista que teve Cabral em sua chegada, o que não podia faltar na aventura.

Arraial d’Ajuda, Trancoso, Caraíva, locais turísticos e históricos de Porto Seguro, Santa Cruz de Cabrália, incluindo cidades e distritos dos arredores fazem parte dos três roteiros apresentados, em uma narrativa histórica, poética e descritiva. Nada escapa à atenção do autor, em lugar onde paisagens naturais, sagrado e profano, passado e presente coabitam: das antigas e resistentes ruínas da primeira Igreja construída no Brasil, a de São Francisco de Assis, em Porto Seguro (BA), à moderna arquitetura da casa de espetáculo L’Occitane, por exemplo, inaugurada em 2014, onde o autor pôde assistir a um show da cantora Alcione. Há fachadas residenciais em estilo de tempos coloniais e cenários atuais de deleite à beira-mar; a reserva indígena Pataxó e festas populares e vida noturna urbana, com infinidade de bares, restaurantes, barracas, hotéis, pousadas e, principalmente, as pessoas que o autor encontrou pelo caminho. “Foi essa gente, no final das contas, que deu sentido, conferindo alma às viagens”, comenta Tadeu Oliveira.

A obra chega a reproduzir o primeiro sketch feito no Brasil por um europeu, contido na carta do espanhol João Faras, em 1500, que incluía o desenho da constelação do Cruzeiro do Sul.

O livro já teve lançamento presencial em Porto Seguro, na livraria “O Livreiro” que está retratada em um dos desenhos, em encontros de adeptos do movimento “Urban Sketch” em Santa Catarina e, em breve, será lançado na capital brasileira, no dia sábado, 13 de Abril, na livraria Porão do Livro. Este lançamento marca também a estreia da editora independente Pitanga Edições, fundada por Flávia Ribas, jornalista e escritora brasiliense, com o objetivo de atuar em projetos de livros ilustrados para todas as idades e valorizar o trabalho autoral de artistas da cidade e a diversidade cultural brasileira.

Serviço

Livro “Viagem ao Sul da Bahia – um caderno de viagem”
Textos e desenhos aquarelados de Tadeu Almeida de Oliveira
Pitanga Edições. Edição trilíngue, em inglês, português e francês, 188 páginas e capa dura

Onde comprar:
Livraria Porão do Livro, em Brasília (DF)

Livraria O Livreiro de Porto Seguro, em Porto Seguro (BA)

Na Amazon

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever