20.5 C
Brasília
27 abr 2024 03:42


MPDFT: Por falta de médicos, Prosus recomenda realização de concurso para cardiologista

Déficit na especialidade é de 82 profissionais com carga horária de 20 horas semanais

A 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) recomendou que as secretarias de Saúde e de Economia tomem as providências necessárias para a realização de concurso público e a convocação imediata dos aprovados para o cargo de médico cardiologista. O documento foi expedido nesta quinta-feira, 14 de março, e tem prazo de resposta de dez dias.

De acordo com informações reunidas pela Promotoria de Justiça, há um déficit de 82 médicos cardiologistas com carga horária de 20 horas semanais na rede pública do Distrito Federal. Dados da Central de Regulação Ambulatorial mostram que há 7.768 solicitações de consulta aguardando agendamento para a especialidade, além de outras 6.917 que foram devolvidas ao solicitante para complementação de informações. No total, são 14.685 solicitações não atendidas.

O maior número de pacientes aguardando consulta está na Região de Saúde Sul, que abrange Gama e Santa Maria: são 2.045 pessoas na fila e 1.889 solicitações devolvidas. A seguir vem a Região de Saúde Sudoeste, que inclui Águas Claras, Recanto das Emas, Samambaia, Taguatinga e Vicente Pires. São 1.986 pacientes que aguardam atendimento e 1.283 que tiveram o pedido devolvido.

O promotor de justiça Clayton Germano lembra que a gestão eficaz dos recursos humanos é indispensável para a efetividade do Sistema Único de Saúde (SUS). “O Ministério Público acompanha de perto esse tema e trabalha para garantir a regularidade e a qualidade dos serviços prestados à população”, afirmou.

Clique aqui para ler a recomendação.

SourceMPDFT

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever