19.5 C
Brasília
29 abr 2024 02:55


Copeiras hospitalares que prestam serviços nas unidades do IGESDF devem receber qualificação profissional

Curso de aperfeiçoamento será ofertado pela empresa WB Nutri, responsável pelo fornecimento de alimentos

Por Jurana Lopes
A partir do final de janeiro, todas as copeiras hospitalares que prestam serviço nas unidades de saúde administradas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) terão o serviço aperfeiçoado por meio de um curso de qualificação e formação de copeiras hospitalares, ofertado pela WB Nutri, empresa especializada no fornecimento de alimentos contratada pelo Instituto. O objetivo é tornar o serviço mais eficiente e qualificar o trabalho dessas profissionais.
“São colaboradoras que lidam diariamente com os alimentos entregues aos nossos pacientes internados. Por isso, é de extrema importância que recebam treinamento contínuo sobre higiene e segurança no ambiente hospitalar. O IgesDF preza pela excelência nos serviços prestados à população do Distrito Federal”, destaca o diretor-presidente do IgesDF, Juracy Cavalcante Lacerda Júnior.
Atualmente, 256 copeiras hospitalares são contratadas pela WB Nutri para trabalhar no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) e, nas 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do DF.
Segundo o consultor executivo da WB Nutri, Ademir Vogel, o curso será dividido em duas etapas. No dia 26 de janeiro será ofertada a capacitação para novas copeiras hospitalares. Quem se inscrever, pagar seu material e concluir o curso de quatro semanas com bom desempenho sairá contratada pela empresa e já vai começar a trabalhar em uma das unidades administradas pelo IgesDF.
“A segunda etapa será de reciclagem e aperfeiçoamento para as copeiras hospitalares já contratados pela WB Nutri. É uma categoria que precisa de treinamento contínuo”, explica Vogel. As copeiras hospitalares já contratadas receberão bolsas de estudo e custeio de todo o material do curso.

Grade curricular

No curso, serão abordados temas como: a importância de manuseio e detalhes básicos sobre higiene pessoal, manipulação dos alimentos e higiene dos utensílios. Assim como noções de microbiologia (proliferação de bactérias), composição das dietas hospitalares e técnicas para montagem e entrega das bandejas, com dietas personalizadas para os pacientes.
Também serão enfatizadas questões como, segurança no ambiente hospitalar, boa qualidade e humanização do atendimento, postura e ética profissional, assim como a adoção de boas práticas, por meio de treinamento prático e teórico (com simulações do serviço a ser ofertado). Ao término, todas receberão certificado de qualificação.

Curso

A iniciativa consiste numa parceria da empresa WB Nutri com a Comunidade Cristã Prodígios e Maravilhas, localizada em Sobradinho. Serão oferecidas vagas para uma média de 20 a 30 profissionais mensalmente. Quem tiver interesse em realizar o curso pode entrar em contato através dos telefones (61) 99623-1806 ou (61) 99384-4300.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever