22.5 C
Brasília
29 abr 2024 00:27


Celina Leão declara estado de emergência pelas chuvas e define ações prioritárias para garantir segurança da população

Decreto deixa de sobreaviso e garante estrutura adequada em caso de eventuais ações de socorro e atendimentos de urgências à moradores e intervenções de infraestrutura em 12 regiões administrativas

Por Kleber Karpov

A governadora do DF, em exercício, Celina Leão (Progressista), assinou o Decreto nº 45.405, publicado em edição extra do Diário Oficial, de sexta-feira (12/Jan), em que decretou estado de emergência em todo o Distrito Federal, em decorrência das fortes chuvas que atingem diferentes regiões desde o início de janeiro. Tais precipitações, causaram alagamentos, enchentes e enxurradas em diversas regiões do Distrito Federal.

Com o decreto, o GDF mantém equipes multidisciplinares em prontidão para atender eventuais demandas da população, porventura em situações de risco, de modo e minimizar os transtornos decorrentes das tempestades.

O decreto prevê ainda a disponibilidade de pessoal e de equipamentos, veículos,  maquinários e insumos necessários para se prestar o pronto atendimento de ocorrências que venham a ocorrer, em qualquer ocasião.

“Nosso ponto principal é cuidar da população. Já superamos o volume de chuvas previsto para o mês em apenas um dia. Então, precisamos estar preparados para novas emergências, trabalhando para garantir que a população não seja prejudicada. Não temos como prever o que vai acontecer de fato, mas temos como preparar a cidade para passar pela situação da melhor forma possível”

Celina Leão, governadora em exercício

Plano de ação

Também a partir do decreto, o GDF elaborou um plano de ação, voltado a manutenção e preservação da vida dos moradores das cidades que estão em áreas de risco, com base nas necessidades de cada localidade.

Para isso, um relatório da Subsecretaria de Defesa Civil apontou as regiões das cidades do Núcleo Bandeirante, Sobradinho, Sobradinho II, São Sebastião, Jardim Botânico, Estrutural/Scia, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Sol Nascente/Pôr do Sol, Ceilândia, Fercal, Arniqueira e Itapoã, dentre as áreas mais impactadas pelas fortes chuvas.

“Nosso ponto principal é cuidar da população. Já superamos o volume de chuvas previsto para o mês em apenas um dia. Então, precisamos estar preparados para novas emergências, trabalhando para garantir que a população não seja prejudicada. Não temos como prever o que vai acontecer de fato, mas temos como preparar a cidade para passar pela situação da melhor forma possível”, defende a governadora em exercício Celina Leão.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever