19.5 C
Brasília
29 abr 2024 04:44


HRSM recebe doação de aparelhos padrão ouro na Odontologia

Plastificadora a vácuo vai evitar que pacientes da UTI se machuquem com mordeduras durante internação

Por Jurana Lopes

Os pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) agora terão uma proteção bucal para utilizarem durante sua internação. A medida vai ocorrer graças a uma plastificadora a vácuo, doada pelo Rotary Club Park Way – Águas Claras. A entrega ocorreu nesta quinta-feira (21).

“Na UTI temos pacientes que, por conta do déficit neurológico ou pelo uso de sedação, eles têm algum reflexo de mordedura. Então, eles mordem tubos, lábios e até mesmo bochecha. Com a plastificadora disponível na UTI conseguimos moldar e fazer uma prótese de silicone, tipo uma placa, pra evitar essas mordeduras”, explica a dentista hospitalar da UTI Amanda Muniz.

Além da plastificadora a vácuo e das placas de silicone, também foi doada uma máquina de soda, utilizada para fazer bandas ortodônticas e ganchos nos aparelhos de cirurgias ortognáticas.

O vice-presidente do Rotary Club Park Way – Águas Claras, Cléber da Silva Francisco, destacou o impacto da chegada dos materiais para os pacientes da UTI. “Estamos doando materiais aparentemente pequenos, mas que farão a diferença no dia a dia destes pacientes”, afirma.

Esta já é a segunda doação dos rotarianos à equipe de Odontologia do HRSM. A parceria começou em maio, com a entrega de materiais de apoio para auxiliar no tratamento de deformidades de face, tratados pela Cirurgia Bucomaxilofacial.

HRSM recebe doação de equipamento odontológico do Rotary Águas Claras – Fotos: Davidyson Damasceno / IgesDF

Parceria e benefícios

Segundo a chefe do Serviço de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial, Erika Maurienn, o Rotary Club Park Way- Águas Claras é um grande parceiro do HRSM, pois ele sempre nos ajuda com materiais que são padrão ouro dentro da Odontologia e que dão maior suporte na assistência e benefício dos pacientes.

“Com esta plastificadora vamos evitar que nossos pacientes internados na UTI mordam involuntariamente e causem pequenos ferimentos bucais. O Rotary sempre nos ajuda com o que há de mais moderno e inovador na área e quem sai ganhando são os pacientes. É um prazer imenso receber estes materiais”, agradece Maurienn.

Rotary Club

O Rotary é uma rede global de líderes comunitários em ação em busca de mudanças na comunidade e no mundo. “É um prazer imenso poder servir e poder ajudar um hospital público. Sabemos que o governo faz sua parte, mas se todos nós estendemos a mão, toda a população será beneficiada, principalmente os que mais precisam”, reitera o presidente da Comissão de Prestação de Serviços Humanitários do Rotary Club Park Way – Águas Claras, Clarindo Rocha.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever