17.5 C
Brasília
28 abr 2024 07:26


Policial Noel visita alas de Pediatria do HRSM e presenteia crianças internadas 

Policiais militares voluntários estiveram no hospital levando alegria através da figura do Papai Noel 

O Papai Noel é um dos maiores símbolos do Natal. Além de levar presentes, ele também arranca sorrisos e carrega em sua figura a esperança de dias melhores ao coração de cada um. Nesta quarta-feira (20), o bom velhinho esteve presente no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e fez a alegria nas alas de Pediatria. A ação foi realizada pelo projeto Policial Noel.

Todos os pequenos pacientes foram presenteados. Muitos deles ficaram extremamente surpresos com a visita. Este foi o caso do Enzo Oliveira, de 9 anos, internado no Pronto-Socorro. “Eu fiquei muito feliz de ganhar um presente de Natal aqui dentro do hospital, nunca imaginei ver o Papai Noel aqui”, afirmou o garotinho. A mãe dele, Daniele Santana, 30 anos, achou a visita maravilhosa, porque leva muita alegria a todos.

O som de músicas natalinas e o famoso “Ho-ho-ho” do Papai Noel foram ouvidos por todos nos corredores do pronto-socorro e toda a ala de internação da Pediatria. A alegria foi vista não só no rosto dos pequenos pacientes, como também nos pais e nos profissionais de saúde. Por onde passava com sua ajudante era visível os sorrisos de satisfação.

De acordo com a chefe do Serviço de Psicologia do HRSM, Paola Palatucci Bello, essa ação é importante porque muitas crianças e suas famílias irão passar o Natal no hospital e por mais que estejam num ambiente de adoecimento, elas não deixam de ser crianças e o lúdico se faz extremamente importante.

“Sabemos que o simbolismo do Papai Noel é algo muito significativo. Conseguimos ver que elas até esquecem um pouco naquele momento que estão hospitalizadas, que estão adoecidas. Quando trazemos o Papai Noel vemos a expressão mudar, a alegria, a felicidade. A criança tem a conexão com o Natal, que é um momento mágico, de união, de família, momento de celebrar”, explicou a psicóloga.

Emoção das mães

A mãe do pequeno João Lucas, de 2 anos, Alice Ribeiro, 37 anos, ficou emocionada com a presença do bom velhinho. “Achei essa ação linda demais, porque hospital geralmente é um lugar triste. Fico muito emocionada de ver o meu filho feliz mesmo estando internado”, avaliou. O garoto está internado por ter se intoxicado com medicamento.

Jaíne Leandro, 29 anos, mamãe do pequeno Gabriel, de apenas 1 ano e 5 meses disse que nem imaginava receber a visita do Papai Noel. “Eu acho muito importante porque trás conforto pra gente que está aqui dentro e alegra todo mundo”, afirmou.

Muito emocionada, Geny Dayane Freire, 34 anos, agradeceu todos os presentes na ação. Desde outubro ela está acompanhando a internação do filho Jadson Gabriel, de 3 anos. O menino tem paralisia cerebral e após um engasgo teve que começar a fazer uso de traqueostomia. Por conta da complexidade de seu quadro clínico, ele não tem previsão de alta e segue internado na Unidade de Cuidado Prolongado em Pediatria (UCPPed).

“É muito ruim ver meu filho nesta situação e não poder fazer nada. Fico muito triste, porque antes deste engasgo ele tinhas as limitações mas ficava em casa comigo e com os irmãos. Ver o Papai Noel aqui alegra meu coração, distrai um pouco a minha cabeça”, relatou emocionada.

Pedido especial

O paciente Eduardo Reis, de 27 anos, é portador da Síndrome de Prader Willi e por conta disso, possui atraso neurológico e idade equivalente a de uma criança. Ele tinha falado com a equipe de psicologia que o atende que seu sonho naquele dia era ver o Papai Noel. Ao ser abordado pela equipe, o bom velhinho realizou prontamente o pedido e foi visitá-lo.

Ele foi presenteado com um jogo e ficou extremamente feliz. “Estava muito triste de estar aqui internado, que bom que consegui ver o Papai Noel, me deixou muito alegre. Eu te amo, Papai Noel!”, agradeceu.

Projeto Policial Noel

O Papai Noel que visitou o HRSM é um dos 25 policiais militares voluntários que participam do projeto Policial Noel. Criado em 2014, o projeto tem o objetivo de levar alegria e palavras de carinho às crianças e pais internados nos hospitais da rede pública do DF. A ideia do projeto surgiu após um dos membros passar o Natal internado e sentir a angústia de estar hospitalizado numa data tão simbólica.

“São crianças que estão passando por um momento de dor e sofrimento e a melhor recompensa que temos é ver o sorriso e a felicidade no rosto de cada uma delas. Elas nem imaginam que o Papai Noel possa aparecer e são surpreendidas positivamente. Isso é muito bom, poder levar esperança”, afirmou o sargento Raul Sousa, que vestia a roupa do bom velhinho.

De acordo com a sargento Lêda, todos os brinquedos são oriundos de doações dos voluntários e de amigos, em sua maioria, policiais militares do Distrito Federal.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever