17.5 C
Brasília
29 abr 2024 05:33


Novos aparelhos de escopia otimizam cirurgias no Hospital Regional de Santa Maria

Equipamentos de última geração prometem reduzir o tempo cirúrgico e aumentar a segurança dos pacientes

Por Luciane Paz

O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) está prestes a dar um salto significativo na qualidade de seus serviços com a aquisição de dois novos aparelhos de escopia, também conhecidos como arcos cirúrgicos. Essa tecnologia de ponta permitirá visualizar imagens em tempo real, melhorando significativamente a qualidade das cirurgias em comparação com os aparelhos antigos.

O Dr. Rodrigo do Carmo Silva, ortopedista, cirurgião e chefe de serviço de assistência do HRSM, destaca a importância desses novos equipamentos, não apenas para cirurgias eletivas, mas também para procedimentos de urgência. Ele enfatiza que “a maioria das cirurgias que envolve traumas e fraturas, a escopia é essencial para cirurgias ortopédicas que necessitam de material de síntese”.

Com a chegada dos dois novos aparelhos, o Dr. Rodrigo ressalta que o hospital poderá agora operar em duas salas simultaneamente, o que aumentará o número de cirurgias realizadas diariamente. Isso não apenas reduzirá o tempo de permanência dos pacientes no hospital, mas também diminuirá as taxas de infecção, uma vez que os pacientes passarão menos tempo em ambiente hospitalar.

Além disso, a utilização de equipamentos de escopia mais modernos proporciona uma qualidade de imagem superior, o que se traduz em um tempo cirúrgico reduzido. O Dr. Rodrigo explica: “As escopias antigas demandavam mais tempo cirúrgico para obter uma imagem clara do procedimento. Com os novos aparelhos, temos imagens mais nítidas e detalhadas, o que nos permite realizar cirurgias de maneira mais eficiente e segura”.

No entanto, os benefícios desses novos equipamentos não se limitam à ortopedia. Outras áreas médicas, como urologia e cirurgia vascular, também se beneficiarão da escopia de última geração. Dr. Rodrigo salienta que “essas especialidades frequentemente dependem da escopia para procedimentos complexos, e os novos aparelhos irão aprimorar a precisão e eficácia dessas cirurgias”.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever