22.5 C
Brasília
28 abr 2024 23:13


Caesb presente na Semana de Ciência e Tecnologia 

Evento acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e a Companhia leva diversas atividades para os participantes 

A Caesb está participando da 20ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que começou no dia 14 de outubro e se encerra no dia 22 de outubro. O tema deste ano é “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. A Companhia levou para o local o Expresso Ambiental, um ônibus de Educação Ambiental com uma maquete que contempla diversos aspectos como a proteção de mananciais, o saneamento rural e urbano, as estações de tratamento de água e de esgoto, drenagem pluvial, resíduos sólidos, uso consciente da água (instalações hidráulicas e prediais) e, até mesmo, o manejo do lodo de esgoto que, atualmente, é utilizado pela Companhia na recuperação de áreas degradadas.

Além do Expresso Ambiental, o estande da Caesb na Feira possui uma maquete de bacia hidrográfica, uma miniestação de tratamento de água, membrana de ultrafiltração, dois quebra-cabeças com jogos do saneamento, vídeos da Caesb sobre Educação Ambiental e etapas do saneamento, mapa hidrográfico, drone e mostra de imagens dos mananciais de abastecimento da Caesb, oficina de caça-vazamentos, atividades lúdicas e dados da trilha do saneamento. O estande da Empresa funciona das 9 às 18h, até o dia 20 de outubro.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada todos os anos durante o mês de outubro pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com unidades de pesquisa, agências de fomento e entidades vinculadas, comunidade científica, universidades, instituições de ensino e de pesquisa, escolas, museus e jardins botânicos, secretarias estaduais e municipais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. Este ano a Semana completa 20 anos.

O objetivo da SNCT é mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida. Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, são realizadas, em todo o país, feiras e mostras científicas, palestras, cursos, oficinas, experimentos, atividades de observação do céu e visitas a museus e instituições de ciência e tecnologia.

Para o presidente da Caesb, Luís Antônio Reis, a participação da Companhia na SNCT demonstra o interesse da Empresa em mostrar para a população da capital toda a tecnologia empregada pela Caesb no tratamento de água e de esgoto. “A presença de uma miniestação de tratamento de água e da membrana de ultrafiltração, por exemplo, estimulam a curiosidade dos participantes, que é um dos objetivos da Semana Nacional”, conclui o presidente.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever