28.5 C
Brasília
28 abr 2024 19:30


Em homenagem ao Dia do Médico, profissionais debatem sobre precarização

Por Franci Moraes

A Câmara Legislativa comemorou o Dia do Médico em sessão solene na manhã desta quarta-feira (18), no auditório, transmitida ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube, com tradução simultânea em Libras. Além do reconhecimento e enaltecimento à categoria, o autor da homenagem, deputado Jorge Vianna (PSD), destacou a importância do debate sobre a precarização da profissão, pautada por rotinas extenuantes de trabalho.

Nesse sentido, a secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio, que é ginecologista, citou que há 5.141 médicos lotados na pasta, ao salientar que a sobrecarga da rede pública de saúde se deve, entre outros aspectos, à localização geográfica do DF. Ela disse que tem procurado soluções para a recomposição do quadro de pessoal a fim de enfrentar o cenário, que abarca profissionais exaustos devido à alta demanda, situação que leva ao adoecimento e ao absenteísmo. Em contrapartida, Florêncio incentivou os pares a “manter acesa a chama do comprometimento com a profissão porque o paciente espera muito de nós”.

A relevância da reflexão sobre o atual momento foi enfatizada pelo presidente da Sociedade de Direito Médico e Bioética, Raul Canal, que protestou contra o excesso de faculdades de Medicina e a falta de valorização dos médicos no País. “O Brasil não precisa de mais médicos, mas sim de valorizar os médicos que têm”, afirmou.

Sete em cada dez médicos no País estão adoecendo devido à precariedade, segundo o diretor executivo do Sindicato dos Médicos do DF, Alexandre José Omena. Por usa vez, a pediatra Luciana Monte, do Hospital da Criança José de Alencar, considerou que apesar das precárias condições de trabalho, que envolve stress, adoecimento mental, burn out, desafio da produtividade e descrédito, é necessário olhar para o propósito da profissão, que é cuidar de pessoas.

Também se manifestaram no encontro representantes de diversas entidades médicas, como o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Fausto Paguay, que discorreu sobre a prática ética; o representante do Instituto de Gestão Estratégica do DF (Iges-DF), Juvenal Ribeiro, que conclamou pela união da categoria; e o presidente da Associação Médica de Brasília, Ognev Meireles Cosac, que convidou todos para o baile dos médicos na próxima semana.

Cidadão Honorário

Ainda durante a sessão solene, o pediatra Helier Madeira Langendorf, que atua no DF há trinta anos, recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasília. “Faço medicina por amor e dedicação”, declarou.

Ao término do evento, que contou com apresentação do quarteto da Polícia Militar do DF e da orquestra filarmônica de Brasília Concerto do Afeto, foram entregues moções de louvor a personalidades da área médica pelos serviços prestados à população local.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever