19.5 C
Brasília
29 abr 2024 04:10


Cofen disponibiliza resultado da eleição dos Conselhos Regionais

Apuração dos votos foi transmitida ao vivo

O resultado das eleições para compor o novo plenário dos Conselhos Regionais de Enfermagem para o triênio 2024-2026 já está disponível. A apuração dos votos foi transmitida ao vivo na internet, na manhã desta segunda-feira (2/10).

“Agradecemos pela participação essencial dos enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de Enfermagem de todo o Brasil, que participaram ativa e conscientemente do processo de consolidação da democracia do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem. O voto é uma oportunidade de influenciar diretamente nas diretrizes e na representatividade da profissão”, declarou a presidente do Cofen Betânia Santos.

No total, 806.006 profissionais votaram

A apuração foi realizada na presença de fiscais credenciados das chapas participantes, na sede do Cofen, a fim de garantir a transparência de todo o processo. No total, dos 1.262.118 eleitores habilitados, 806.006 votaram e 456.112 não votaram.

“A eleição foi realizada por uma empresa especializada em eleições eletrônicas pela internet e auditada por duas empresas independentes especializadas em auditoria de sistemas e auditoria de procedimentos administrativos. O sistema computou os votos de forma íntegra, segura e confiável”. Explica o chefe do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC/Cofen) Davi Vieira.

O profissional que não votou receberá uma multa no valor de uma anuidade da categoria, caso não justifique seu voto, conforme o art. 12 da Lei n. 5.905/73. A justificativa pode acontecer até 60 dias após a eleição, através do site. Após este prazo, o profissional poderá justificar a falta do voto junto ao seu Conselho Regional de Enfermagem.

Os resultados de todos os estados que participaram da votação online podem ser conferidos no link.

Legislação Eleitoral – As eleições para o Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem são disciplinadas pela Resolução Cofen 695/2022 e seu anexo (Código Eleitoral dos Conselhos de Enfermagem).

SourceCofen

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever